Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Regiane Rocha

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, participou na manhã desta terça-feira, 18, da solenidade de formatura de 1.100 crianças de escolas de Palmas integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) promovido pela Polícia Militar do Tocantins (PM/TO). Durante a solenidade realizada no Ginásio Ayrton Sena foram diplomados 675 alunos das escolas municipais ETI Anísio Spínola Teixeira, Cora Coralina, Cemil Professora Margarida Lemos, Estevão de Castro, Daniel Batista e da Escola conveniada João Paulo II.

A alegria contagiou ainda mais a cerimônia quando o coordenador operacional do Proerd, major Leonardo Teixeira, anunciou a chegada do mascote do programa, o leão Daren. Maisa Oliveira Sousa, aluna do Cemil Professora Margarida Lemos, também foi destaque na formatura. Ela ganhou uma bicicleta por sua redação ter sido escolhida entre as melhores avaliadas no final do semestre. “Na minha opinião, o Proerd é excelente porque ele ensina as pessoas e, principalmente, as crianças, a não se meter com as drogas, não fumar, nem beber. Eu tenho orgulho de ser uma criança que vai crescer sabendo que não é bom conviver com as drogas”, afirmou.

Em sua fala, a prefeita Cinthia Ribeiro parabenizou a todos os formandos e destacou a importância dessa parceria saudável entre o Governo do Estado e Prefeitura de Palmas. “Há 10 anos o Proerd faz um trabalho de extrema importância na nossa Capital. Palmas é a cidade que mais forma jovem nesse programa e nós temos a grata satisfação de estarmos formando hoje mais uma turma”, afirmou a gestora, ressaltando que: “Mesmo sendo o Proerd um programa de abrangência mundial, sem o envolvimento das famílias o projeto não teria o mesmo sucesso”.

O Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Coronel Barbosa, destacou os números do projeto afirmando. “Nesses 17 anos de implantação do Proerd no Tocantins, o programa já atendeu mais 432 mil alunos em todo o Estado e somente aqui em Palmas nesse semestre, 3.850 foram certificados”, disse.

Ao final da solenidade os parceiros do programa educacional, entre os quais a prefeita Cinthia Ribeiro e o secretário executivo da Secretaria Municipal da Educação, Higor Franco, foram agraciados com o certificado ‘Amigo do Proerd’.

Proerd

Segundo a Polícia Militar, a filosofia do Proerd consiste em desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões relacionadas às drogas e violência, promovendo fatores de proteção, assim como também, estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.