Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

O Dia dos Namorados já passou, mas quem é que disse que é necessário aguardar uma data especial para curtir uma viagem especial a dois?  Para os apaixonados que têm em comum a paixão por viagens, é sempre bom ter um roteiro na manga para quando surgir a oportunidade.

E neste País gigante e abençoado pela natureza, o que não faltam são opções para todos os perfis de casal. Desde os mais românticos, como Tiradentes e a fluminense Penedo, até aqueles para agradar quem quer agito, como Recife e São Paulo. Há opções também para casais mais aventureiros.

O momento é oportuno para viajar, uma vez que o período coincide com a baixa temporada no país, o que rende uma economia. Só não pode deixar o planejamento para a última hora e pagar mais caro nas passagens aéreas. Para conferir voos a preços promocionais, clique aqui.  

Abaixo, segue uma lista de possíveis destinos.

Destinos de aventura

Chapada Diamantina, Bahia

Trilhas e mais trilhas, cavernas, pontos de escalada, águas cristalinas, a segunda cachoeira mais alta do Brasil, cascatas quase privadas de tão escondidas. Este cantinho verde e místico no sul da Bahia é um verdadeiro playground para as duplas que gostam de adrenalina.

Serra Fina, Minas Gerais

Considerada uma das travessias mais exigentes do Brasil, a Serra Fina é um prato cheio para os casais com mais experiência em trilhas, dispostos a encarar juntos um verdadeiro desafio. São, em média, quatro dias de caminhada forte pela crista da Serra da Mantiqueira, passando por quatro picos. Entre eles, está a famosa Pedra da Mina, um dos mais altos do país. Há poucos pontos de água e as temperaturas são baixas. Mas a sensação de estar no topo do mundo compensa o esforço. Passa Quatro, no sul de Minas, é base para a travessia.

Destinos românticos

Penedo, Rio de Janeiro

Única colônia finlandesa no Brasil, Penedo é também um destino bem doce, em todos os sentidos. As fábricas de chocolates artesanais estão por todos os lados. São trufas, barrinhas, caixas de bombom: uma delícia! Sem falar nas casinhas coloridas de madeira e na paisagem montanhosa. É para se apaixonar muitas vezes. Fica pertinho de Volta Redonda.

Tiradentes, Minas Gerais

Friozinho, docinho de leite, montanhas, cheiro de mato, pedacinho de queijo e muita história pelas ruas de pedras. O difícil vai ser não se apaixonar por esta cidadezinha mineira e, por tabela, dar uma renovada no amor. É um destino bem mais tranquilo do que a badalada Ouro Preto, excelente para casais.

Lugares para Relaxar

Milho Verde, Minas Gerais

Se Diamantina, no norte do estado, já é excelente para quem quer descansar, a vizinha Milho Verde consegue ser ainda mais gentil com quem precisa botar os pés para o alto e respirar fundo. É minúscula, toda verde e muito bem servida de cachoeiras, bem perto do centrinho. Os pombinhos cansados nem vão precisar de muito esforço para relaxar ao som das águas.

São Miguel dos Gostoso, Rio Grande do Norte

Esse acolhedor vilarejo potiguar convida o casal a deixar os celulares no modo avião desde o primeiro instante. O mar é lindo, mas a grande beleza de Gostoso está  na simplicidade. É possível esquecer que os carros existem e fazer tudo a pé ou de bicicleta. As praias não têm quiosques ou iluminação e são um convite a longas caminhadas. O pôr do sol é de arrancar suspiros dos apaixonados.

Destinos agitados para casais

Recife, Pernambuco

A capital pernambucana vai deixar eletrizados os casais que estão em busca de agito. Festas, shoppings, feiras, museus, praias movimentadas, bares pulsantes. Para dançar um legítimo pé de serra até amanhecer, tem a Sala de Reboco. Se o casal quer juntar mar e badalação, a praia de Boa Viagem é o lugar. Para os amantes de arte, a dica são os institutos Ricardo e Francisco Brennand, ambos entre os melhores centros de arte do país.

São Paulo, São Paulo

Muitos brasileiros têm a ideia de que a capital paulista é um lugar cinza e duro, e nunca cogitaram comprar passagens aéreas para São Paulo que não seja para fazer negócios e trabalhar. A verdade é que a terra da garoa é uma das mais vibrantes das Américas e pode, como poucas, dar um banho de cultura nos casais que gostam de movimento. Em São Paulo, aquele jantar romântico está garantido, já que a cidade ostenta o roteiro gastronômico mais estrelado do país. É onde está o DOM, que há alguns anos figura na lista dos dez melhores restaurantes do mundo. Bem na Avenida Paulista, coração financeiro e cultural da cidade, está o MASP, um dos museus mais importantes do Brasil, com obras de Di Cavalcanti, Picasso, Monet, Van Gogh e muitos outros. Grandes shows internacionais e concertos de primeira linha são praticamente rotina. Basta consultar a agenda cultural da cidade e escolher.