Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Junior Suzuki Pula Fogueira Pula Fogueira
  • Já Vim Já Vou
  • Fogo na Cumbuca
  • Nação Junina

Este ano, três das oito equipes juninas que se apresentam no grupo de acesso do 27º Arraiá da Capital alcançarão vagas no grupo especial desse espetáculo tradicional em Palmas. Coreografia, harmonia, figurino, animador/marcador, repertório musical, alegoria, cenário e tema são os critérios avaliados pelos jurados para definir esse resultado.

Nesta última quinta-feira, 20, os grupos Fogo na Cumbuca, Nação Junina, Já vim Já vou e Pula Fogueira se apresentaram e mostraram quão difícil será o desafio para escolha das quadrilhas que devem subir para o grupo especial.

O tema ‘A costureira e o Cangaceiro’, inspirado na minissérie televisiva ‘Entre Irmãs’, deu vida à apresentação da  Fogo na Cumbuca que homenageou o trabalho árduo das mulheres do cangaço. As cores amarela e roxo predominaram na arena sob o embalo de Luiz Gonzaga e Alceu Valença.

A Nação Junina usou o capim dourado e a história de batalha de dona Miúda (in memorian). O grupo construiu sua performance com o tema ‘O amor nasce do fervedouro’ para registrar o legado da mulher que lutou pelo reconhecimento do trabalho artesanal da comunidade Mumbuca, no Jalapão. A apresentação trouxe no repertório criação do artista local Vini Ribeiro, assim como sucessos de Mastruz com Leite e  Elba Ramalho.

A quadrilha junina Já Vim Já Vou dividiu a arena com cores contrastantes. A apresentação ‘Entre o céu e o inferno’ abordou a dicotomia entre o bem, com anjos de branco e azul, e o mal, marcado pelo preto e vermelho. Os marcadores Deus e o Diabo instigaram o público a repensar sua contribuição para a evolução da sociedade.

A noite de apresentações foi encerrada com a quadrilha Pula Fogueira, que trouxe ‘Uma lição de vida’, apresentação que abordou a depressão e o suicídio como problemas atuais da sociedade e sobre os quais todas as pessoas devem refletir e se apoiar no enfrentamento. A performance - de comandos ritmados e passos tradicionais do movimento quadrilheiro - levantou palmas do público.

Espetáculo

‘Gostei muito de assistir. Dá para ver que tem muita gente envolvida que gosta e que se dedica a isso. Por tudo isso, posso comparar a uma arte mesmo", disse Weslleny Tavares, dona de casa.  Vale ressaltar que, nesta edição, o público poderá eleger sua quadrilha predileta. Para isso basta acessar o link. Nesta votação, a interação das quadrilhas com o público será crucial.

"Para todos os dias de Arraiá da Capital temos grandes expectativas porque tudo isso é tradicionalmente uma festa para a família palmense. Está tudo nos conformes, acreditamos que os palmenses vão apreciar tudo que oferecemos para entreter as pessoas com essa riqueza que é essa grande festa junina", frisou o presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Giovani Assis.

Grupo especial

Nesta sexta-feira, 21, acontecem, a partir das 19h30, as apresentações das quadrilhas Coração Caipira; Girassol do Cerrado; Encanto Luar; Estrela do Sertão. As melhores quadrilhas receberão premiação em dinheiro e troféu. O 27º Arraiá da Capital acontece na Vila Olímpica de Palmas, ao lado do Estádio Nilton Santos até domingo, 23. A programação completa, com as datas das apresentações das quadrilhas do grupo especial, pode ser conferida  aqui.