Um dos aspectos mais importantes na relação entre advogados e clientes é o bom atendimento. Como o boca a boca continua sendo uma forma poderosa de divulgação, é importante que os profissionais se dediquem para que este relacionamento seja positivo e ajude no processo de fidelização.
Com a crescente conscientização da sociedade a partir da criação do código do consumidor e a facilidade de comunicação pelas redes sociais, clientes ocuparam outro patamar de exigência e expressão nas últimas décadas e nenhum negócio sério deve ignorar essa realidade.
Na advocacia, por exemplo, não basta ter excelente desempenho técnico, é preciso dedicar-se ao bom atendimento da carteira, para, assim, fidelizar, atrair clientes e ampliar resultados.
Há algumas práticas fáceis de implementar que fazem a diferença. Nesse processo, mudar atitudes e aderir a ferramentas específicas pode ser essencial para estabelecer práticas de relacionamento bem sucedidas.
Atitudes que aproximam
É um equívoco pensar que a melhora da qualidade do relacionamento com o cliente dependa, exclusivamente, de grandes investimentos. Reavaliar as atitudes é muito importante.
Quando alguém busca os serviços de um advogado, é grande a possibilidade de que a pessoa esteja passando não apenas por conflitos jurídicos, mas também emocionais. É importante demonstrar interesse em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Responder dúvidas e dar informações
Vivenciar o andamento de um processo pode causar ansiedade, especialmente para quem não conhece o funcionamento do Judiciário. Por isso, dúvidas e curiosidades são normais e frequentes. Disponibilizar tempo e informações adequadas para responder aos clientes com clareza e atenção é fundamental para a construção de laços de relacionamento duráveis. O tradicional juridiquês também deve ser deixado de lado.
Tomar iniciativas para demonstrar reconhecimento aos clientes que depositam sua confiança no escritório também é uma atitude positiva para estabelecer o bom relacionamento. Um exemplo é o envio de mensagens em momentos simbólicos: nos finais de ano, nos "aniversários" de relacionamento, após a conclusão de um processo. Demonstrações de apreço fortalecem o relacionamento.
Ferramentas auxiliam a otimizar o atendimento
Contar com recursos que ajudem a sistematizar informações e ações na construção do relacionamento também é uma maneira de alcançar os objetivos.
O cliente é um indivíduo com perfil e demandas próprios. Por isso, é importante ter em mãos informações e expectativas de cada cliente sempre que necessário. O software jurídico é uma ferramenta poderosa nesse trabalho, pois permite criar um banco de dados completo e centralizado. Além de concentrar os dados e informações referentes aos processos dos contratantes em um só lugar, os mais completos contam com uma área exclusiva, na qual os clientes conseguem acessar o status dos processos sem a necessidade de contatar o escritório.
O e-mail marketing consiste no envio ordenado de conteúdo relevante aos clientes por meio de correio eletrônico. É a ferramenta perfeita para estabelecer a prática de um relacionamento contínuo e de uma comunicação eficiente.
Entre os benefícios trazidos pelo e-mail marketing estão o aumento da confiança no escritório, por trazer a sensação de proximidade; a possibilidade de educar o público-alvo para questões jurídicas essenciais e, ainda, de identificar novas demandas advocatícias, criando oportunidades de negócios.
As pesquisas são uma maneira eficiente para descobrir o que o cliente realmente quer e se ele acredita que o advogado está atendendo às suas demandas. Portanto, é fonte essencial de informações para promover melhorias no atendimento e no relacionamento com públicos de interesse.
A construção do relacionamento com o cliente exige esforços regulares e progressivos. Por outro lado, essa prática traz um excelente retorno, já que a fidelização da carteira está diretamente ligada à qualidade que o cliente percebe ao buscar atendimento. Além de permanecerem fiéis, se tornam promotores e defensores do escritório.