Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ademir dos Anjos Mauro Carlesse solicitou ao ministro Marcelo Álvaro, apoio em duas obras de infraestrutura Mauro Carlesse solicitou ao ministro Marcelo Álvaro, apoio em duas obras de infraestrutura

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, solicitou ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, apoio em duas obras de infraestrutura: o asfaltamento das TOs-030, 110 e 255 que ligam Novo Acordo a São Félix, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, propiciando assim que a região do Jalapão passe a ter ligação por asfalto com a Capital. Outra solicitação do Governador ao Ministro foi à revitalização da ponte sobre o Lago de Palmas. A intenção do Governador é que, além de uma via de acesso, a ponte de Palmas seja um cartão postal ainda mais atrativo.

“A maior dificuldade para desenvolver o nosso turismo é a infraestrutura. E nossa intenção é começar e terminar a obra de asfaltamento para o Jalapão. Pois essas comunidades estão isoladas e agora essa infraestrutura é nossa responsabilidade”, afirmou o governador.

Além do Jalapão e do Lago de Palmas, o governador Mauro Carlesse destacou outras regiões como a Ilha do Bananal e o Cantão, que também necessitam de investimentos para o fortalecimento do turismo na região. “O turismo é uma das melhores alternativas para gerar empregos. O investidor sabe que o retorno é garantido e rápido. O nosso Governo trabalha para desenvolver esses projetos que vão alavancar o desenvolvimento do Estado”, reforçou o Governador.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que veio a Palmas para o lançamento do programa Investe Turismo, uma parceria do Governo Federal, Governo do Tocantins, por meio da Adetuc (Agência de Desenvolvimento do Turismo e Economia Criativa) e Sebrae, que levará para estudos as solicitações do governador Mauro Carlesse. O lançamento ocorreu nesta segunda-feira, 24, no Palácio Araguaia em Palmas.

 Além do lançamento do Investe Turismo, o ministro afirmou que pretende, junto com os estados e municípios, realizar um estudo de viabilidade de investimentos, que serão utilizados na busca por empresas interessadas em instalar empreendimentos turísticos nas regiões catalogadas. “Vamos levar esses estudos de viabilidade para feiras de negócios turísticos no Brasil e no exterior”, afirmou.

O vice-governador Wanderlei Barbosa também destacou a carência de infraestrutura da região do Jalapão e destacou a preocupação dos prefeitos da região em receber bem os visitantes, mas também de prestar uma assistência de melhor qualidade aos moradores. “Sabemos que este nosso Governo tem apenas cinco meses, mas precisamos despertar a atenção do turista para que ele sempre volte ao Tocantins. E para isso, precisamos de infraestrutura. Nosso turismo precisa ser grande e organizado”, afirmou o vice-governador.