Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Júnior

Foto: Manoel Júnior

Em reunião na manhã desta segunda-feira, 24, na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em Palmas, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, acompanhado do diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo, apresentou as potencialidades do Tocantins na setor do agronegócio para representantes do Fundo de Desenvolvimento de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Sobre o mercado interno, o secretário da Seagro focou a viabilidade econômica do Tocantins, situando o estado numa região estratégica de um raio de 600 km, interligando os estados do Maranhão, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Goiás e Pará, com 5,2 milhões de habitantes. “Essa região é importante estratégica e economicamente e corresponde a um por cento do Produto Interno Bruto”, argumentou o secretário.

O gestor da Seagro também explanou sobre o potencial agro do Tocantins. Informou aos investidores,  que o estado possui 5 milhões de hectares de áreas disponíveis para a agricultura e 1,5 milhão de hectares de áreas plantadas. Cesár Halum destacou ainda, o rebanho bovino de 8,5 milhões de cabeças.

Participaram da reunião o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) Rivaldo Darci Chiareloto, técnicos da Sics;  Abdelrahman Almaazmi, responsável pela área de Negócios da Embaixada dos Emirados Árabes; Sharif Alsuwaidi e o Conselheiro do Fundo, Tariq Obaid.

Ainda pela manhã, César Halum participou de evento no Palácio Araguaia com o ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antonio.

Fundo

Investir prioritariamente na iniciativa privada, os árabes buscam no Tocantins oportunidades de negócios com investimentos nos setores de agricultura e compra de propriedades particulares que já tenham negócios e infraestrutura prontos.

Criado em 1971, o Fundo de Desenvolvimento de Abu Dhabi apoia com empréstimo e investimento países em desenvolvimento a alcançarem o crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza,  com recursos financeiros concessionários na forma de empréstimo de acordo com as exigências da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Com o capital de 4,3 bilhões de dólares, o Fundo já beneficiou 88 países.