Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) alerta os produtores rurais proprietários de bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 a 8 meses de idade que ainda não vacinaram este ano contra a brucelose, para ficarem atentos ao fim do prazo da primeira etapa de vacinação que encerra neste domingo, 30 de junho. A vacinação contra a zoonose é obrigatória e, no Tocantins, as bovídeas dentro desta faixa etária devem ser vacinadas com a vacina Cepa B19.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro explicou que após a vacinação, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec onde realiza a movimentação do rebanho e declarar a vacina, mediante apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação. O prazo para declaração é até o dia 10 de julho.

O produtor que deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado e R$ 127,69 pela não declaração. Além disso, a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização.

No Tocantins, a vacinação contra brucelose vem alcançando nos últimos anos, altos índices de cobertura vacinal. “Os pecuaristas tocantinense estão cada vez mais conscientes em relação a criação dos seus rebanhos e por isso, temos alcançados bons índices de vacinação contra a brucelose, mas queremos reforçar o convite para aqueles produtores rurais que ainda não vacinaram suas bovídeas contra a brucelose para que faça o quanto antes e contribua com a erradicação desta doença em nosso Estado”, destacou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

É importante ressaltar que a vacinação contra a brucelose só deve ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Adapec.

Dados

Na primeira etapa de vacinação contra a brucelose em 2018, foram vacinadas 486.671 bezerras, com índice vacinal de 97,84%. E na segunda etapa foram 296.343 bezerras vacinadas, atingindo 95,51% das bovídeas em idade vacinal.