Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum e o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, José Américo Vasconcelos, participaram na manhã dessa quarta-feira, 26, em Palmas, do lançamento do Plano Safra 2019/2020 no Tocantins. O evento, realizado pelo Banco do Brasil aconteceu, concomitantemente, nas 60 agências do banco, distribuídas nos diversos municípios do Tocantins. O objetivo é divulgar o plano em todo o estado.

Participaram do evento, representantes de órgão públicos federal, estadual e municipal; empresas privadas do setor do agronegócio, empresas de assistência técnica e extensão rural e de produtores rurais. 

O secretário César Halum destacou que o evento simboliza uma ação mais efetiva do Banco do Brasil, que tem sido um grande parceiro do Estado.  “No setor da agropecuária é o nosso maior financiador, juntamente com o Banco da Amazônia. Esses bancos têm feito a diferença para o produtor rural, com taxas de juros diferenciadas, no intuito de que quitem seus compromissos e garantam o desenvolvimento de suas atividades”, afirmou.   

Agricultura familiar

Para os beneficiários do Pronaf, o secretário disse que o plano traz a oportunidade de financiamentos com juros mais baixos. “O Governo do Estado, por meio da Seagro, fomenta políticas públicas com ações que visam orientar o produtor rural na realização de projetos eficientes, que garantam retorno financeiro, para que cresçam. É preciso fortalecer o agricultor familiar para que se torne grande e o governo do Tocantins trabalha nesse sentido”, destacou.

Banco do Brasil

O superintendente do Banco do Brasil no Tocantins, Raul Abu Bakr Mohamed Wahbe fez a entrega simbólica do valor disponibilizado, esse ano, para o Tocantins, com recursos da ordem de R$ 2.2 bilhões, sendo 1.8 bilhão destinado a operações de custeio, comercialização e industrialização e R$ 400 milhões destinados para investimentos. “A proposta é para aproximar o Banco do Brasil cada vez mais do produtor rural e dessa forma continuar fomentando o desenvolvimento do agronegócio, gerando emprego, renda e movimentando a economia do Tocantins”, afirmou.

Plano Safra

Lançado anualmente, com vigência de julho a junho do ano seguinte (período escolhido estrategicamente pelo calendário da safra agrícola brasileira), o Plano é a principal fonte de incentivo ao produtor rural brasileiro: reúne um conjunto de políticas públicas que abrangem os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, crédito, seguro da produção, garantia de preços, comercialização e organização econômica das famílias residentes no campo.