Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O 1º Encontro de Cutelaria do Tocantins será realizado no sábado, 29 a partir das 16h na J. Engers Cutelaria na Quadra 103 Sul em Palmas-TO.

O evento deve reunir cuteleiros de Palmas e de cidades vizinhas para uma mostra e exibição das etapas de fabricação das facas. De acordo com o cuteleiro e organizador do evento, Jaury Engers a proposta é reunir os cuteleiros para uma troca de experiências. “Fabrico facas desde 2016, mas sei que tem cuteleiros que estão nesse campo há mais tempo do que eu e a nossa intenção é de reunir esse pessoal para a primeira mostra desse trabalho que já vem sendo desenvolvido no estado e com muita qualidade”, explica.

No encontro, os cuteleiros irão dar uma mostra da confecção e forja de um modelo Blacksmith knife e também a confecção de aço de Damasco em forja /prensa, isso tudo ao vivo para os convidados.

Para Evandro Cerioli esta será a oportunidade de crescimento do grupo de cuteleiros. “Quando nos reunimos percebemos em que estágio o outro cuteleiro está, e isso nos impulsiona a melhorar, acredito que essa união fará com tenhamos um crescimento significativo na melhoria desse ofício no estado do Tocantins”.

A cutelaria é o local onde se confecciona facas ou outros objetos cortantes, no Tocantins, a maioria dos cuteleiros ainda fabricam as suas facas apenas por hobbie, mas em alguns casos já pensam ou já fabricam para comercialização.