Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

 Poder Legislativo de Colmeia é alvo da Operação Midas da Polícia Civil (Foto: Dennis Tavares/ SSP)

Uma operação da Polícia Civil em Colmeia levou para a delegacia um ex-prefeito e vereadores da atual legislatura do município, todos suspeitos de corrupção, crime contra o patrimônio público, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), foram cumpridos mandados de busca e apreensão de documentos e equipamentos eletrônicos, como também a condução de sete investigados para prestar esclarecimentos a respeito das investigações.

A reportagem apurou que, até o momento, os conduzidos pela polícia para prestar depoimento foram o ex-prefeito Pedro Clésio (SD) e outros 4 vereadores, incluindo a atual presidente da Câmara de Colmeia, Maria Nilza (SD).

 Presidente da Câmara de Colmeia, Dona Nilza é uma das investigadas (Foto: reprodução)

Assessores jurídicos e outras pessoas também teriam sido ouvidas pela polícia. A ação foi batizada de Operação Midas, que investiga crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito do Poder Legislativo local.

Logo cedo nesta terça-feira, 9, moradores de Colmeia entraram em contato com a redação do Conexão Tocantins relatando que a pacata cidade a 226km da capital estava em polvorosa devido à operação. “Policiais entraram em casas de vereadores, do ex-prefeito e trouxeram todos pra delegacia. Tem muita gente aqui na porta, mas não conseguimos saber o que está acontecendo porque a polícia está impedindo”, relatou um morador por telefone.

A operação está sendo conduzida pela delegacia de Colmeia. De acordo com o delegado Roberto Assis, responsável pela operação, as investigações duraram cerca de oito meses e partiram de denúncia de que parlamentares estariam recebendo favorecimento econômico para aprovar balancetes, projetos de lei, como também a manutenção de investigados em cargos públicos. As suspeitas é que em oito anos, cerca de R$ 600 mil foram desviados em licitações fraudulentas e atividades de corrupção ativa e passiva. 

Ainda segundo o delegado, mesmo não havendo prisões, cada investigado assinou um termo de compromisso de pagamento de fiança estipuladas entre 02 (dois) a 10 (dez) salários mínimos, sob pena de serem presos preventivamente.

Apoio

Participaram da operação unidades especializadas da Polícia Civil na Capital, além de Delegacias Circunscricionais e Especializadas do município de Guaraí.

O Conexão Tocantins tenta contato com os agentes públicos e políticos citados na reportagem.