Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro assinou na noite dessa segunda-feira (8) a lei que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), com sede em Araguaína, por desmembramento de campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com a nova lei, cursos, alunos e cargos dos campi de Araguaína e Tocantinópolis vão ser automaticamente transferidos para a UFNT. Também serão criadas as unidades de Xambioá e Guaraí.

A criação da universidade foi aprovada no Congresso Nacional no dia 12 de junho deste ano. Na ocasião da aprovação no plenário, a relatora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a senadora Kátia Abreu (PDT-TO), agradeceu a aprovação do projeto, afirmando que a universidade ia fazer a diferença não só para os jovens de Tocantins, mas também para os jovens do sul do Maranhão, do sul do Piauí e do sul do Pará.

A Lei 13.856, já publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, foi assinada com a presença de parlamentares tocantinenses, deputados Osires Damaso (PSC), Tiago Dimas (SD), Carlos Gaguim (DEM) e o senador Eduardo Gomes (PMDB).

O deputado Osires Damaso comemorou a criação da UFNT. “O Tocantins dará mais oportunidades para os nossos jovens terem acesso ao curso superior, promovendo qualificação profissional e desenvolvimento do ensino e pesquisa. A UFNT também poderá atender os municípios do Pará e Maranhão próximos à divisa com o Tocantins”, disse.

Damaso destacou o trabalho forte da bancada federal em prol da UFNT e da educação. “É importante destacar que a bancada sempre se manteve atuante para que essa universidade se tornasse realidade”.

Com a criação da UFNT, mais de um milhão de habitantes poderão ser beneficiados, abrangendo 66 municípios do Tocantins, Pará e Maranhão. (Da redação com informações da EBC)