Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Palestra dos técnicos da Setas em Araguacema

Palestra dos técnicos da Setas em Araguacema Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Palestra dos técnicos da Setas em Araguacema Palestra dos técnicos da Setas em Araguacema

A prefeita de Caseara, Ilderlene Santana, recepcionou a equipe de orientadores da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), na manhã do último domingo, 7. A visita fez parte da campanha de conscientização contra o trabalho de crianças e adolescentes que a equipe da Setas, em parceria com o Fórum Tocantinense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (Fetipa) e as prefeituras municipais promovem junto aos comerciantes das praias durante toda a temporada de veraneio. “É necessário um trabalho em conjunto para promover mudanças. Em nossa cidade temos uma rede unida e comprometida com a erradicação do trabalho infantil”, disse a prefeita.

A equipe de orientadores da Setas apresentou uma palestra de conscientização aos comerciantes na sede da prefeitura de Caseara. Na ocasião, Ilderlene Santana classificou a prática do trabalho infantil como “algo que destrói a infância” e defendeu que a denúncia deve ser uma prática constante.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto Mata também vê com bastante preocupação esse cenário. "Algumas pessoas ainda desconhecem os impedimentos a essa prática, e essas ações esclarecem que crianças não devem ser usadas como apoio a seus empreendimentos", explica ele.

Araguacema

Ainda no domingo, a equipe da Setas levou esclarecimentos aos comerciantes da praia de Araguacema, a cerca de 90 Km de Caseara.

O secretário municipal de Assistência Social de Araguacema, Jonh Rashton entende que o combate ao trabalho infantil deve ser uma prioridade. “O lugar da criança é na escola, brincando. Impor a elas o trabalho de um adulto, é excluí-la de sua infância", observou. 

Disque 100

Denúncias de trabalho infantil podem ser feitas por meio dos Conselhos Tutelares dos municípios e pelo Disque 100, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.