O coordenador do Grupo Técnico dos Secretários da Agricultura dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba), o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) César Halum, reuniu-se nesta última quarta-feira, 10, em São Paulo, com representantes do Paraguai, País que executa programa sustentável da carne bovina com excelência.
O secretário da Seagro está em São Paulo no Encontro Latino-Americano de Carne Sustentável. O evento é uma ação do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e acontece na Universidade Hamburger (Hambuguer University), da Corporação Mc Donald´s.
O MC Donald´s é o patrocinador principal do encontro que reúne representantes de empresas de grande porte das áreas de alimentação e frigoríficos, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de países da América Latina.
César Halum participa do evento representando o Tocantins, a convite da Coordenação da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do PNUD.
Nessa quarta-feira, 10, o gestor da Seagro participou da mesa redonda do Grupo de Trabalho Brasileiro para Pecuária Sustentável (GTPS) com representantes-chave do setor de pecuária sustentável da carne bovina do Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia e México.
Para, o secretário da Seagro, o Tocantins apresentou ponto favorável nas discussões. “O Programa Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), um dos processos tecnológicos do ABC, é uma estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuária – florestas que executamos com êxito”, destacou.
César Halum também enfatizou a importância do Tocantins no encontro, reconhecendo o grande desafio. “O desafio não é fazer produção ou preservação, mas o desafio é fazer produção e preservação” avaliou.
Programa
Foi em viagem institucional ao Peru em maio deste ano, para a Conferência Good Growth (Bom Crescimento Global), ação desenvolvida em nível mundial com a colaboração do PNUD, que o gestor da Seagro fez contato com representantes do Fundo Global para o Desenvolvimento Sustentável (GEF), quando sugeriu a elaboração de um projeto sustentável da carne para a região do Matopiba.
Os representantes do GEF demonstraram interesse e informaram que o Fundo possui R$ 15 milhões de dólares que podem ser aplicados no projeto. “A partir de então, tivemos a ideia de criar o Grupo de Cooperação Técnica formado por secretários da agricultura do Matopiba, para que juntos buscarmos desenvolvimento para a região” explicou.
Regras
Com o foco na alimentação saudável alinhada à sustentabilidade, a cadeia sustentável da carne possui cinco regras:
-Recursos naturais: manejo responsável dos recursos naturais e melhoria do ecossistema;
- Pessoas e comunidades: respeito ao direito das pessoas e boa relação com as comunidades;
- Bem- estar animal: manejo respeitoso e responsável do animal para garantir o bem-estar;
- Segurança e qualidade dos alimentos através do intercâmbio de informação para garantir sustentabilidade da cadeia;
- Eficiência e inovação: fomentar a inovação e otimização em processos de produção, redução de resíduos e melhoria da viabilidade econômica.