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Esporte

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Quem estiver a fim de manter a forma, perder alguns quilos e melhorar o humor, basta ir ao Parque Cesamar, todos os sábados do mês de julho, às 18h30 para participar de aulas zumba, ritmos e exercícios funcionais e garantir bem-estar físico e mental. A programação faz parte do Projeto Palmas Capital Fitness que tem como objetivo principal manter a saúde da população durante o Palmas Férias.

O Hiit Strong Treinamento Funcional do dia 13 fica por conta da Elite Assessoria Esportiva, com os professores José Guilherme e Andrea Pinto das 18h30 às 20h30. Já zumba e ritmos ficam por conta dos professores Richard Zumba e Thiago Ritmos, nos mesmos horários.

Zumba

Os profissionais de educação física garantem que a aula de zumba mistura ginástica aeróbica e dança latina, o que ajuda a emagrecer e a tonificar os músculos, podendo ser praticada por pessoas de todas as idades e que durante uma hora de aula, é possível queimar cerca de 800 calorias, e quando aliada a uma dieta balanceada favorece uma rápida perda de peso.

Os professores ressaltam também que como o zumba tem um ritmo intenso, o ideal é começar aos poucos e parar a aula em caso de dores musculares ou falta de ar intensa, sendo também importante fazer intervalos de um dia de descanso entre os treinos, pois é durante este período que o músculo cresce e se tonifica.

Benefícios

Segundo a Fundação Municipal do Esporte e Lazer, a aula de zumba é um exercício completo que trabalha o corpo todo, estimulando os músculos dos braços, abdômen, costas, glúteos e pernas, e trazendo muitos benefícios para a saúde, entre eles: acelera o metabolismo e emagrece, pois trabalha exercícios aeróbicos que aceleram os batimentos cardíacos, o que aumenta a queima de gordura, combate a retenção de líquidos, por melhorar a circulação sanguínea, fortalece o coração, porque o ritmo acelerado aumenta a resistência a esse órgão, alivia o estresse, pois as aulas são feitas em equipe e com músicas animadas, que liberam o estresse e aumentam o ânimo, melhora a coordenação motora, pois os movimentos ritmados ajudam a dominar o corpo e coordenar os movimentos, melhora o equilíbrio, devido aos movimentos que incluem saltos, giros e troca de passos constante e aumenta a flexibilidade, pois também inclui exercícios de alongamento.

Funcional

Já a ideia por trás do treinamento funcional, garante os especialistas, é que cada exercício deve ser mais natural, praticado na vida diária, e que esses exercícios de treinamento funcional tendem a ativar mais músculos e, portanto, consomem mais energia.

Eles explicam que a atividade se baseia nos movimentos naturais do corpo, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar e, por conta da quantidade infinita de exercícios e possibilidades, costuma ser mais motivador que a musculação.

Garante que há ainda a possibilidade de usar complementos nos treinos funcionais como elásticos, cordas, bolas e hastes e que a ideia é focar no aumento da massa muscular, e aprimorar o condicionamento físico, a força e a resistência do corpo.

Entre os principais benefícios do treinamento funcional aparecem o aumento da força muscular, melhora do equilíbrio estático e dinâmico, mais condicionamento, resistência e agilidade e a percepção dos movimentos, acelera o metabolismo e queima gordura, corrige a má postura e desequilíbrios musculares, aumenta a estabilidade da região da coluna vertebral, alivia o estresse e melhora as estruturas afetadas por lesão no processo de reabilitação.