Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

A UTI conta ainda com diferenciais como a presença dos pais 24 horas, brinquedos, televisão, ambientação com imagens de personagens, acolhimento e sala de conforto para os pais, Projeto visita Irmãozinho e terapia assistida por animais

A UTI conta ainda com diferenciais como a presença dos pais 24 horas, brinquedos, televisão, ambientação com imagens de personagens, acolhimento e sala de conforto para os pais, Projeto visita Irmãozinho e terapia assistida por animais Foto: Divulgação/ Prefeitura de Araguaína

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Araguaína A UTI conta ainda com diferenciais como a presença dos pais 24 horas, brinquedos, televisão, ambientação com imagens de personagens, acolhimento e sala de conforto para os pais, Projeto visita Irmãozinho e terapia assistida por animais A UTI conta ainda com diferenciais como a presença dos pais 24 horas, brinquedos, televisão, ambientação com imagens de personagens, acolhimento e sala de conforto para os pais, Projeto visita Irmãozinho e terapia assistida por animais

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica de Araguaína faz um ano de implantação neste sábado, 20. Nesses 12 meses, 111 crianças saíram de quadros graves de saúde para a alta e retomada de suas vidas e de seus pais. Para comemorar, foi realizado um evento nesta sexta-feira, 19, no Hospital Municipal Eduardo Medrado, onde a unidade é implantada, com representantes de órgãos e entidades que contribuíram para a implantação do serviço.

Durante o evento, foram apresentados dados, balanço e avanços da unidade. O responsável técnico pela UTI, o médico Márcio Brito, explicou que atualmente os serviços são comparados aos grandes centros e apontou a humanização e a qualificação da equipe multidisciplinar como diferencial da UTI de Araguaína.

 “Hoje temos aparelhos que são únicos no Estado, como a Central de Telemetria e o aparelho de gasometria portátil. A gente sabe que o tempo para o paciente crítico é vida e sabemos que trazemos mais chance de sobrevivência para essas crianças, tudo proporcionado por um ambiente de qualificação e humanização”, explicou o médico.

A unidade conta ainda com diferenciais como a presença dos pais 24 horas, brinquedos, televisão, ambientação com imagens de personagens, acolhimento e sala de conforto para os pais, Projeto visita Irmãozinho e terapia assistida por animais.

Papel do FIA

Representando o prefeito Ronaldo Dimas, a secretária da Assistência Social, Fernanda Ribeiro, lembrou que o Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FIA) teve um papel fundamental para a unidade. “O FIA participou do custeio dos primeiros meses de funcionamento, possibilitando que a unidade funcionasse até que os recursos públicos fossem buscados pelo prefeito e parlamentares para custeio dos serviços”.

A secretária ainda lembrou que os recursos para criação do novo Hospital Municipal já foram empenhados. “A obra já está em processo de licitação para contratação da empresa executora dos serviços, o que garantirá um espaço ainda mais moderno para a UTI”.

A promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos citou como fenomenal a participação da população nas doações para o fundo. “Os valores arrecadados foram impressionantes. A população araguainense é surpreendente. É necessário integrar e essa é a nova forma para conquista evitando o enfrentamento. Saímos de 30 óbitos para mais de 100 vidas salvas”.

Participaram ainda do evento de comemoração o presidente da Câmara de Vereadores, Aldair da Costa (Gipão); o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jair Clarindo; além de colaboradores da unidade.

UTI em números

Em um ano, a UTI Pediátrica de Araguaína atendeu 139 pacientes, desses 111 receberam alta na unidade. O tempo médio de permanência das crianças no local é de 18,36 dias e o tempo de ocupação operacional é de 77,84%.

 “Os números mostram que estamos dentro das estatísticas de UTIs tradicionais dos grandes centros”, comparou o diretor técnico do Hospital Municipal, Luís Flávio Quinta.

A unidade conta com uma estrutura de 10 leitos, é capacitada para média e alta complexidade, com várias especialidades cirúrgicas, e recebe crianças de todo o Estado. O Município de Araguaína é responsável pela gestão da UTI Pediátrica e gerida pela Organização Social (OS) Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).