Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Luciana Pires

Milhares de famílias palmenses e turistas tem aproveitado as noites do mês de julho para fazer os tradicionais piqueniques nas praias da Capital, e um dos cenários mais apreciados é a Praia da Graciosa, com seu famoso pôr do sol e atrações para a criançada. Mas a praia também tem sido palco de comemorações como festas de aniversários, casamentos e outros encontros o que tem deixado as noites na Graciosa mais movimentadas e com um gostinho de quero mais.

“É a primeira vez que faço um piquenique aqui e já quero repetir outras vezes. É muito bom, as crianças brincam em segurança, o clima é muito bom, é uma energia boa. E o melhor é uma opção de passeio bem em conta, cada um planeja e traz aquilo que desejar, sem gastos extras”, conta a turista Liliane Veloso, que veio de Goiânia visitar a família que mora em Palmas.

E ela veio bem acompanhada, com um grupo de dezenove pessoas entre adultos e crianças. Com um cardápio bem variado para agradar a todos os gostos. “A gente trouxe muitas frutas, bolo, suco, cerveja, refrigerante e alguns salgadinhos. Viemos preparadas para ficar até mais tarde”, contou Liliane.

A dona de casa Jucelene Oliveira Brito, que acompanhava o grupo, aproveitou para dar um recado aos moradores de Palmas. “Olha eu acho que nós moradores temos que aproveitar mais nossa cidade. Hoje nós percebemos que estes momentos são muito importantes para nossa vida. Compartilhar momentos e brincadeiras com a família, os amigos, isso é o que importa. E se temos estes cenários tão maravilhosos, porque adiamos tanto. Vamos aproveitar a vida e de preferência com um lindo pôr do sol e uma noite linda como as de Palmas”, aconselhou Jucelene.

A família da Silvia Patrícia foi para as areias da Graciosa receber seus convidados para festejar dois aniversários. “Viemos comemorar o aniversário da minha filha e da minha nora e escolhemos receber nossos amigos com o tema tropical, bem a cara desse mês de julho e da Praia da Graciosa”, contou a técnica de enfermagem acrescentando que são esperados mais de trinta convidados. “Vem gente até de outros municípios para comemorar conosco” comemora Silvia.

Esportes

Muitas pessoas aproveitam o espaço da Praia da Graciosa diariamente para pedalar, correr, bater uma bolinha, fazer yoga ou zumba. Mas, nesta sexta em especial um grupo diferente chamou a atenção dos palmenses e turistas que curtiam a noite na Praia da Graciosa.

Mais de cinquenta pessoas vestidas com trajes brancos tocavam seus instrumentos e mostravam sua ginga nos passos da capoeira. São os integrantes da Escola de Capoeira Luanda, que realizaram a cerimônia de iniciação da Escola de Capoeira Luanda em Palmas. Participaram do evento capoeiristas do Tocantins, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Maranhão dentre outros estados.

De acordo com o Mestre Jelon Gomes Vieira o encontro visa ampliar o acesso a este esporte. “Queremos divulgar a Capoeira no mundo inteiro. O princípio fundamental deste esporte é lutar contra a desigualdade e o preconceito. Ensinando aos alunos a ser bons cidadãos e a ter respeito pela vida”.

O mestre ainda elogiou a Capital e sua gente. “Estou renovado aqui em Palmas, aqui é uma cidade calma, com um povo alegre e hospitaleiro. Eu me sinto muito feliz em estar aqui e sentir essa energia incrível desta cidade” disse.

O mestre de capoeira “Guerreiro” também destacou a alegria em fazer parte deste encontro na Capital do Tocantins. “Eu vim de Goiânia especialmente para este evento e posso dizer que escolhemos o melhor local para iniciar nossa jornada da Escola Luanda, a Praia da Graciosa”, destacou o mestre Guerreiro, responsável pelo aulão de capoeira que encantou os visitantes da praia na noite desta sexta.

O contramestre Batalha explicou aos presentes que o encontro de Capoeira teria continuidade no sábado em diversos pontos da cidade. “Nosso evento tem três dias de duração, pois se trata de uma cerimônia de iniciação desta escola aqui em Palmas, vamos fazer aulas e apresentações na Escola Estadual Elizangêla Glória Cardoso; na Avenida JK, no Capim Dourado Shopping e no Parque Cesamar”, explicou Batalha.