Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O grupo de teatro Artpalco conquistou seis prêmios na 19ª edição do Festival de Teatro Conselheiro Lafaiete, que aconteceu de 17 a 21 de julho, na cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. O grupo de teatro de Araguaína, no Norte do Estado, apresentou o espetáculo teatral “Um Minuto para Dizer que Te Amo” e emocionou o público presente no festival, que reuniu ainda artistas da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro e Minas Gerais, dentre outras regiões.

Os músicos e atores do festival retornam ao Tocantins nesta terça-feira, 24, e trazem na mala os troféus nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Caracterização, Melhor Direção (Jailson Vidigal), Melhor Ator (Luiz Navarro), Melhor Ator coadjuvante – (Fell Silva) e Melhor Sonoplastia (Nice Albano e Zé Caetano). Considerado o maior festival de teatro do estado de Minas Gerais, o Festival de Teatro Conselheiro Lafaiete reuniu, neste ano, mais de 500 artistas levando arte e cultura para a população. O grupo conquistou seis das sete categorias de premiação no festival.

O Artpalco se destacou dentre os participantes e ganhou a preferência da comissão julgadora com o espetáculo que aborda uma reflexão sobre amor, amizade, dedicação e companheirismo em uma aventura lúdica para buscar as melhores lembranças esquecidas pelo Alzheimer. A peça é escrita pelo dramaturgo pernambucano, Luiz Navarro, que também compõe o elenco ao lado do ator pernambucano Fell Silva, radicado em Belo Horizonte (MG), e os músicos Nice Albano e Zé Caetano, de Recife (PE), que assinam a direção musical, com execução das canções ao vivo durante o espetáculo.

A peça conta uma história através de um universo lúdico criado pelo filho, onde uma carroça de madeira é o veículo para transportar seu velho pai através de suas memórias, fazendo-o revisitar e reviver histórias ou simplesmente inventar causos, numa relação de profunda entrega. No decorrer da narrativa, os personagens mergulham em uma aventura lúdica em busca das melhores lembranças e se deparam com conflitos e a certeza de que só o amor transforma a adversidade da doença. “O reconhecimento através dos prêmios, de certa forma, mostra que o trabalho do Artpalco está no caminho certo, contribuindo principalmente para o desenvolvimento das artes cênicas no Tocantins”, considera Luiz Navarro.

A peça tematiza uma doença incurável, o Alzheimer, que atinge 15 milhões de pessoas em todo mundo, porém, a doença não é o elemento principal da produção. “Definitivamente, não falamos da doença, tampouco de tristeza, mas contaremos uma história de um grande amor, que nos mostra que muitas vezes nos resta apenas um minuto para dizer… eu te amo”, adianta Navarro.

História

“Um minuto pra dizer que te amo” já conquistou diversos prêmios como melhor espetáculo com produções pelo Brasil afora, como a indicação a seis títulos e vencedor de três do Prêmio Cenym, maior referência na linguagem no Brasil, com o grupo pernambucano Matraca de Teatro. No ano passado, os atores Luiz Navarro e Fell Silva conquistaram com o espetáculo três prêmios e ainda cinco indicações no 19º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí – ES. Na ocasião, o Artpalco conquistou os prêmios de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular, Melhor Ator Coadjuvante para Fell Silva e Melhor Trilha Sonora para Nice Albano e Zé Caetano. E mais as indicações pelo júri técnico de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Texto, Melhor Cenário e Melhor Ator para Luiz Navarro.

Prêmios - 19ª edição do Festival de Teatro Conselheiro Lafaiete

- Melhor espetáculo

- Melhor direção - Jailson Vidigal

- Melhor ator Luiz Navarro

- Ator coadjuvante - Fell Silva

- Melhor sonoplastia- Nice Albano e Zé Caetano

- Melhor caracterização