Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Com o objetivo de dar mais visibilidade às ações desenvolvidas pelos educadores da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) aderiu nesta quinta-feira, 25, ao projeto nacional Conectando Boas Práticas. A ação acontecerá por meio de uma chamada de projetos, reunindo boas práticas que possam ser compartilhadas em escolas de todo o País.

A secretária Adriana Aguiar lembrou que o Estado já conta com uma inciativa que visa valorizar as ações em âmbito estadual e que, por meio desse projeto, essas práticas poderão ser reconhecidas em todo o Brasil. “Atualmente estamos com o ‘Selo Quem Educa, Faz!’, que está recebendo inscrições dos projetos dos nossos educadores, e esses mesmos projetos poderão ser inscritos no Conectando Boas Práticas, o que amplia as possibilidades de visibilidade das boas iniciativas”, destacou.

A ação promovida pela rede Conectando Saberes visa reunir ações inovadoras em três categorias educacionais: projetos pedagógicos elaborados por professores, projetos de formação continuada elaborados por coordenadores pedagógicos e projetos político-pedagógicos elaborados por diretores escolares.

No Tocantins, a rede Conectando Saberes, que é uma rede nacional de professores e professoras, apoiado pelo Instituto Lemann, conta com dois Núcleos, sendo um em Palmas e outro em Figueirópolis. O coordenador do Núcleo de Figueirópolis, Weliton de Freitas Silva, comemorou a adesão do Estado. “Essa parceria é muito importante para darmos visibilidade ao projeto. Agora é aguardarmos o edital e, na sequência, começarão as inscrições”, apontou.

Já a coordenadora do Núcleo de Palmas, Marisa Aparecida Alves Santos, destacou que entre os objetivos do projeto está a criação de banco de dados com as boas práticas que serão selecionadas. “As iniciativas selecionadas irão fazer parte de um e-book que será divulgado em todo o Brasil, mostrando as boas práticas realizadas nas salas de aula, que inclusive poderão ser replicadas em outras escolas”, explicou.

Inscrições

As inscrições ocorrerão pelo site da Conectando Saberes (www.conectandosaberes.org), local onde os interessados deverão cadastrar seus dados e preencher um formulário explicando os detalhes de sua prática. Os projetos recebidos serão encaminhados ao núcleo mais próximo ao município em que o participante atua como educador.