Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Definidos os 20 novos conselheiros tutelares de Palmas após o comparecimento de mais de 23 mil eleitores às urnas. A eleição que definiu a nova composição dos Conselhos Tutelares foi realizada nesse domingo, 1° de outubro, em todo o Brasil. Ao todo na Capital, foram contabilizados 23.740 votos válidos, além de três votos em branco e 15 votos nulos.

“Essa eleição foi uma demonstração de união de esforços dessas instituições tão importantes que trabalharam de forma conjunta para que a eleição ocorresse de forma muito tranquila e transparente”, destacou a gestora da Capital, Cinthia Ribeiro que acompanhou a apuração do resultado na sala do Cartório da 29ª Zona eleitoral de Palmas.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) comemorou os números alcançados neste pleito. “Mais uma vez conseguimos ampliar o número de votantes, em 2019 foram 20.891 votantes e neste ano chegamos ao número recorde de 23.740 votos válidos, o que demonstra que a população entende a importância desse processo”, avaliou Amilson Rodrigues, presidente do CMDCA.

O promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), declarou que “foi um grande êxito trazer mais de 23 mil pessoas para votar neste pleito tão importante e fazer a apuração com o inovador aplicativo criado pelo Ministério Público do Tocantins, o INTEGRA VOTO, transmissão dos dados que, em tempo recode, permitiu que a sociedade acompanhasse, de forma online, a apuração dos resultados em tempo real”.

Conforme o ECA, um conselheiro tutelar deve atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, sendo ele também o responsável por encaminhar tais situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.

“A eleição foi apenas mais  uma etapa, agora iremos iniciar as capacitações, também em parceria com órgãos municipais e do Judiciário, para que os escolhidos possam desempenhar com muita qualidade as funções para as quais foram eleitos neste domingo”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar.

Confira o resultado por região

Região Central 
Juniel  - 1730 votos
Clementino Junior  - 1019 votos
Katia Silene - 623 votos
Edna Martins - 591 votos
Hiara Guimarães - 551 votos

Região Norte 
Ilza - 674 votos
Claudinéia - 643 votos
Lafaiete -  622 votos
Jana Carvalho - 520 votos
Maria Vanir - 500 votos

Região Sul I 
Sergio Coelho - 916 votos
Elizete Freire - 529 votos 
Aloncio Junior - 486 votos
Nayara Gomes - 459 votos
Marcela Quini - 439 votos

Região Sul II 
Flavinha do Conselho - 755 votos
Maria do Mauro - 670
Professora Aline - 652
Carlinhos Silva - 569 
Maria Pereira - 564. (Secom Palmas)