Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Evento acontecerá na Praça Matriz da cidade, com a participação de 120 expositores dos municípios de Arraias e Combinado

Evento acontecerá na Praça Matriz da cidade, com a participação de 120 expositores dos municípios de Arraias e Combinado Foto: Lúcia Brito

Foto: Lúcia Brito Evento acontecerá na Praça Matriz da cidade, com a participação de 120 expositores dos municípios de Arraias e Combinado  Evento acontecerá na Praça Matriz da cidade, com a participação de 120 expositores dos municípios de Arraias e Combinado

A cidade de Arraias, localizada a 413 km de Palmas, completa na próxima quinta-feira, 1º de agosto, 279 anos de emancipação politica e, para marcar a data, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Prefeitura Municipal de Arraias e Itafos Mineração, realiza a 11ª Feira e Encontro da Agricultura Familiar.

O evento ocorre na Praça Matriz da cidade, com a participação de 120 expositores dos municípios de Arraias e Combinado, a partir das 7h30, com encerramento às 17 horas, tendo como objetivo fomentar a comercialização e divulgação de produtos da agricultura familiar.

De acordo com o diretor de Empreendedorismo Rural do Ruraltins, Danilo de Azevedo Costa, a feira é uma das várias ações desenvolvidas pelo órgão visando o desenvolvimento do agricultor, tanto na parte econômica, quanto de qualificação. “É um espaço de muita importância para o público que integra toda a cadeia produtiva e vai além dos negócios realizados no dia do evento, pois a troca de experiências e aprendizagem incentiva os produtores a ampliar as atividades já existentes ou abrir um novo negócio. Além disso, o contato direto entre consumidores e agricultores valoriza e fortalece o trabalho do homem do campo, promovendo a melhoria de vida e a inserção em novos mercados de comercialização”, avalia o diretor.

A 11ª Feira e Encontro da Agricultura Familiar de Arraias traz além dos produtos agrícolas e seus derivados, exposição de artesanato, comidas típicas e apresentações culturais. Os organizadores estimam que mais de 800 pessoas passem pela feira.

Comemorações

As comemorações de aniversário da cidade de Arraias contarão com maratona, a partir das 7 horas, saindo da Câmara Municipal, seguida de missa solene, na Igreja Matriz, às 7h30. Durante a programação, haverá ainda apresentações culturais, campeonato de dama e sinuca e exposição cultural, fotográfica e show artístico. A população também será beneficiada com atendimentos na área da saúde, como aferição da pressão arterial e glicemia, testes rápidos de hepatite B e C, HIV, além de vacinação contra gripe influenza e HPV, bem como orientações gerais sobre saúde.

Arraias

A cidade de Arraias está entre as 20 maiores do Tocantins, sendo um dos portais da cultura do Estado, contando com cerca de 12 mil habitantes. Sua origem remonta a um núcleo de escravos, que fugindo do trabalho na exploração do ouro, no século XXVIII, ocuparam o que hoje é conhecido por Chapada dos Negros.