Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Joelma Cristina

O estudante do curso de física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO) campus Palmas, Osvaldo Bezerra Junior, de 19 anos, sempre se destacou nos estudos. Aluno dedicado e apaixonado pelos estudos ele escreveu um artigo científico sobre “Projeto Sirius e a Luz Sincotron”. Projeto Sirius trata de um acelerador de partículas que também será a fonte de luz síncrotron brasileira, sendo a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo.

Segundo Junior, a luz poderá ser aplicada na construção civil para identificar rachaduras/corrosões, na agricultura para entender como fósforo se comporta, na medicina para termos raio x mais eficientes e precisos.

O trabalho foi aceito em nove congressos internacionais, entre eles um em Paris e outro em Chicago, mas ele se deparou com a dificuldade financeira e vem buscando desde maio apoio financeiro para conseguir recursos. 

Ao tomar conhecimento da luta da família e do próprio estudante para realizar seu sonho o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antonio Andrade, decidiu imediatamente ajudar, custeando as passagens e a publicação.

“Eu como cidadão, como pai e avô quero contribuir com o crescimento deste jovem estudante tocantinense e garantir a participação do Osvaldo Junior, nos congressos em Paris e Chicago, além da publicação científica. Ele é a prova de que temos muitos talentos que precisam apenas de uma oportunidade. Um exemplo para todos os estudantes do nosso Estado”, disse Antonio Andrade.