Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Junior Suzuki

Foto: Junior Suzuki

Palmas recebe nesta semana uma comitiva da Universidade Cristã da Bolívia (Ucebol) formada pelo reitor Dr. Soo Huyn Chung, diretores e coordenadores de cursos. O objetivo da visita é conhecer o serviço de saúde da Capital, os cursos ofertados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), visando futuro intercâmbio entre docentes e discentes. O roteiro inclui uma imersão nas instalações da UFT e uma visita ao Centro de Saúde da Arno 44 (409 Norte) nesta sexta-feira, 9, às 8h30.

“A gente vai mostrar a nossa unidade de saúde, o que fazemos, como trabalhamos, o que nós ofertamos à população em termos de assistência, promoção e prevenção à saúde. Também em termos de educação e formação de médicos e profissionais da área de saúde”, explica o médico ginecologista e obstetra Valdir Francisco Odorizzi, que é pesquisador do Núcleo de Práticas baseadas em Evidências Científicas da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Nupec/Fesp) e também professor do curso de Medicina na UFT.

De acordo com Odorizzi, a Ucebol manifestou interesse em diversas áreas: cooperação acadêmica - mobilidade docente-estudantil, programas e métodos de ensino aprendizagem; programas de revalidação, homologação e convalidação de títulos acadêmicos em Medicina; cooperação administrativa; programas de pós-graduação de interesse comum; programas de doble titulação; realização de projetos de investigação conjunta - iniciação científica, inovação tecnológica, e outros; intenção de convênios específicos - carreiras de Turismo, Agronomia, Enfermagem, Direito, Medicina e outros; programas de estágio rotativo; e programas de idiomas Espanhol-Português.