Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Festival Internacional de Compositoras – Sonora Palmas, o festival que promove o trabalho de mulheres compositoras no Tocantins. Interessadas podem se inscrever até o dia 25 de agosto, o resultado da seleção será divulgado dia 4 de setembro. 

Além das compositoras, o festival também recebe propostas de oficinas, que podem ser inscritas no mesmo edital. A seleção das apresentações para o Sonora Festival de Compositoras Palmas se dará mediante análise do trabalho disponível nas plataformas digitais tais como Soundcloud, MySpace, YouTube e semelhantes, acompanhados de release/biografia e portfólio. 

As compositoras poderão se apresentar em dois formatos: Show Case (Apresentação solo de duração máxima de 20 minutos para cada compositora.). Show com Grupo (Apresentação em grupo com duração máxima de 40 minutos por compositora). No caso de Show com Grupos, será permitida a participação de homens como músicos ou artistas convidados.

Sobre o Festival

O Festival Sonora nasceu em 2016 visando a criação de um lugar tanto de divulgação e exposição das potencialidades individuais das mulheres na música como também um espaço de reflexão coletiva, que promove o encontro de mulheres ativas na indústria da música e artistas de várias vertentes e gêneros musicais. Surgiu da hashtag #mulherescriando, que foi criada pela musicista de Belo Horizonte Deh Mussulini, para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte. Em 3 anos se espalhou pelo Mundo agregando vários países da América Latina, do Norte e Europa. Hoje está presente em 15 países e 62 cidades. 

Sonora Festival de Compositoras Palmas

Em 2018 o festival foi realizado pela primeira vez em Palmas com a proposta de trazer reflexão sobre a cena artística da capital do Tocantins, onde observamos haver uma carência de espaços que fomentam a participação das mulheres. Contou com a participação de 11 compositoras, sendo nove locais e duas de outros estados, todas com produções autorais. O festival conseguiu atingir um público de 1000 pessoas presentes ao longo das 6 horas de apresentações.

Luana Bogo, foi uma das artistas a se apresentar na edição 2018 e conta como foi fazer parte dessa experiência: “O Sonora tem grande importância pra mim, pois foi meu primeiro show completamente autoral após dois anos tocando nos bares de Palmas. O espaço que as meninas da organização criaram foi maravilhoso, me senti super a vontade de levar a público minhas canções e conheci o trabalho de outras mulheres maravilhosas. Sou grata ao Sonora pela oportunidade de ouvir ser ouvida”, ressaltou Luana.  

No ano de 2019 voltamos a realizar o festival para dar continuidade há esse trabalhos de visibilidade e oportunidade às mulheres artistas da capital do Tocantins e do Brasil. Em palmas o festival é produzido por produtoras independentes com parceria com a produtora Árvore Seca. O festival está marcado para acontecer nos dias 15 e 16 de novembro de 2019, na Casa da Árvore, com oficinas e Shows musicais de compositoras selecionadas via Edital Público. 

As inscrições podem ser feitas no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSea4HfbxEgsRKMtdVW-61aWHr4-refnCSM9uHCtK3bKomm66g/viewform