Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Durante as atividades referente as consultas públicas para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020 na última sexta-feira, 9,  ocorrida em São Félix do Tocantins, região do Jalapão, o governador Mauro Carlesse, assinou ordens de serviço e anunciou medidas como a construção da estrada que vai permitir a ligação do Jalapão à capital, Palmas, além de infraestrutura para os atrativos turísticos locais.

“Estamos trabalhando e vamos construir o mais rápido possível a estrada ecológica, que vai ligar o Jalapão a Palmas. É uma vontade minha e um sonho do povo daqui", sustentou explicando que a estrada será construída com bloquetes, o que vai demandar menor custo, aproveitamento da mão de obra local e menor dano ambiental.

Outros assuntos importantes também estiveram em pauta, como iniciativas que serão adotadas em parceria com os órgãos ambientais, para combater as queimadas durante o período com ausência de chuvas. Ocasião que as altas temperaturas aliada aos ventos fortes favorecem os incêndios florestais.

O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque Cordeiro, falou sobre a logística do governo do Estado para este período de estiagem. Destacou que será instalado na área do Parque Estadual do Jalapão, um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros, que vai atuar em parceria com a Polícia Ambiental e as Brigadas Municipais Contra Incêndios Florestais, juntamente com as Brigada do Parque Estadual do Jalapão.

O gestor também explicou “Nós do Naturatins, também vamos apoiar com uma aeronave do órgão, que será usada para o combate aos focos de incêndio não só na área do Parque Estadual, mas em toda região do Jalapão. Esta aeronave irá auxiliar no monitoramento das queimadas”, disse o presidente.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues, relatou que durante a visita a São Félix do Tocantins, o governador Carlesse inaugurou o circuito de sinalização turística que compreende mais de 800 km de rodovias. “Foram utilizadas mais de 90 placas com informações ambientais, rodoviárias e turísticas. Estas placas com as identificações é um avanço para toda a região”, considerou.

Ordens de Serviço

O turismo na região do Jalapão recebe reforço por meio de ordens de serviço para a construção de um quiosque de apoio nas Dunas e na Prainha, além da reforma dos sanitários do local, reforma da trilha da Serra do Espírito Santo e a construção de uma praça no povoado do Prata. Estas obras estão orçadas em R$ 1.658.792,04, recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRIS), do Banco Mundial.

Acompanhou o presidente do Naturatins ao Jalapão, o vice-presidente do órgão, Rafael Roque Felipe. Na ocasião, a equipe do Naturatins também visitou o escritório da Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.