Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Thiago Sá

Foto: Thiago Sá

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), em atendimento a uma recomendação técnica, está instalando dois radares do tipo Redutor Eletrônico de Velocidade (REV) na ponte sobre o Rio Tocantins na TO-255, em Porto Nacional. Os equipamentos vão monitorar e multar os veículos que ultrapassarem o limite de 60 km/hora determinados para o local.

Em uma segunda etapa, também serão instaladas câmeras de vigilância visando garantir a integridade dos dois pórticos de controle de altura, bem como dos radares. Os dois pórticos estão depredados, mas serão recuperados e reinstalados pela Ageto.

O objetivo é diminuir a vibração na estrutura da ponte sobre o Rio Tocantins, que está com restrições de tráfego desde o início do ano. Vale lembrar que só estão autorizados a passarem sobre a ponte veículos de pequeno porte como, bicicleta, motocicletas, carros de passeio e camionetes. Os veículos de carga continuarão fazendo a travessia do rio nas balsas, até que a nova ponte seja construída.

A previsão da Ageto é de que os radares comecem a funcionar dentro dos próximos dez dias. Os equipamentos estão sendo instalados pela empresa Panavideo Tecnologia Eletrônica Ltda, que está responsável pela instalação, operação e manutenção dos equipamentos.