Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), apresenta no “Agosto Verde” as tecnologias do biodigestor para produção artesanal do biogás. A apresentação acontece na manhã desta quarta-feira, 14, na Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, Taquaruçu Grande, município de Palmas/TO. O evento faz parte da programação do Agosto Verde que se estende a todo mês de agosto, em Palmas.

O tecnólogo em sistemas elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, que irá ministrar palestra sobre o biodigestor apresentará o passo a passo da operacionalização e montagem do sistema de biodigestores. “Iremos mostrar os equipamentos necessários para a montagem de um biodigestor de fácil manuseio, construídos de tambores, caixa d’água e alvenaria e demais materiais para produzir o biogás”, disse.

Produto natural

O biogás é produto da decomposição natural de qualquer substância orgânica, como dejetos de animais (aves, bovino, suíno e caprinos), resíduos vegetais, restos de alimentos e também de lixo residencial e industrial. O biodigestor é um reator onde bactérias digerem esterco num ambiente apropriado e sem oxigênio, produzindo um gás composto principalmente por metano.

Agosto Verde

Com o tema principal deste ano, “As Boas Práticas na Produção Agropecuária”, o evento “Agosto Verde” é realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e parceiros de órgãos públicos e privados do segmento rural do Estado. O objetivo é para expandir o acesso às tecnologias inovadoras, valorizando as boas práticas da produção agropecuária da agricultura familiar e urbana, para atender as novas exigências dos consumidores.