Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

 Deputada Dorinha, Senador Davi Alcolumbre e Deputado Israel Batista, secretário geral da Frente Parlamentar.

Deputada Dorinha, Senador Davi Alcolumbre e Deputado Israel Batista, secretário geral da Frente Parlamentar. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Deputada Dorinha, Senador Davi Alcolumbre e Deputado Israel Batista, secretário geral da Frente Parlamentar. Deputada Dorinha, Senador Davi Alcolumbre e Deputado Israel Batista, secretário geral da Frente Parlamentar.

A Frente Parlamentar Mista da Educação, presidida pela deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO) se reuniu nessa quarta-feira, 14, para entregar ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas/AP) o Plano de Trabalho da Frente, que tem o objetivo de colocar os projetos voltados para o desenvolvimento da educação na pauta prioritária do Congresso Nacional. 

A deputada Dorinha esclareceu que o trabalho em conjunto é uma iniciativa que visa a entrega de resultados à população com mais agilidade. “Nós conhecemos o tempo legislativo para a tramitação de um bom projeto, então fizemos um acordo com o presidente Rodrigo Maia e solicitamos a construção de uma pauta conjunta na Câmara e no Senado para ganharmos tempo na aprovação de projetos prioritários. Os nossos resultados de desempenho na educação mostram que precisamos fazer esse enfrentamento com senso de urgência”, afirmou. 

O Senador Davi Alcolumbre se comprometeu a apoiar as iniciativas da Frente. “Tenho consciência de que o Senado e a Câmara precisam estar juntos nesse trabalho. O presidente Rodrigo Maia já se comprometeu e eu quero publicamente me comprometer com essa pauta, que é uma pauta do Brasil.  A Frente tem um trabalho brilhante, sabemos da capacidade intelectual das pessoas que ajudam na construção desse assunto e as conquistas que podemos proporcionar ao país na educação sairão dessa Frente”, afirmou. 

Dorinha afirmou que é preciso ir além do discurso para tornar a educação prioridade. “Nosso maior desafio é que em um país com tantos problemas e tantos temas importantes a serem debatidos, que a educação seja colocada entre essas pautas prioritárias. Muitos só se lembram da educação no período da eleição, dizendo que tratarão o tema como prioridade, mas quando é preciso priorizar no orçamento público e na defesa de projetos não se fazem presentes no enfrentamento”, afirmou. 

Sobre a Frente

A Frente é integrada por deputados e senadores que formam uma bancada da educação e já é considerada um dos grupos mais influentes do Congresso Nacional. O Plano de Trabalho reúne as propostas de 12 subcomissões temáticas com as ações específicas para cada uma das áreas. Além das ações no Congresso, a Frente planeja realizar seminários estaduais para levar o debate ao legislativo dos Estados. 

“O objetivo de levar os seminários aos estados é para amplificar a nossa proposta de tornar a educação uma prioridade em todo o Brasil. Queremos fazer um trabalho nas Assembleias Legislativas, nas Câmaras Municipais para que o país entenda que entre tantas reformas que o Brasil tem aprovado e ainda precisa aprovar o verdadeiro pilar de mudança tem que ser a educação”, afirmou a deputada Dorinha.