Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins recebe a exposição de arte contemporânea itinerante sobre a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989). Trata-se de “O Grande Veleiro”, uma exposição educativa que, por meio de estações sensoriais, convida o público a interagir com os diversos elementos que constituem a vida e a obra poética do artista. A abertura aconteceu na terça-feira, dia 13 de agosto, no hall do Centro de Atividades que fica na 502 Norte. A visitação gratuita seguirá até o dia 30 de setembro. 

A exposição itinerante “O Grande Veleiro” tem curadoria pedagógica do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e apresenta, de modo educativo e interativo, a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário por meio de módulos que serão formados, cada um, por núcleos autoportantes com duas ou três peças de 2,40mx3m.

“O Grande Veleiro” convoca o visitante a embarcar na exposição como um marinheiro, esta que foi uma das ocupações de Bispo ao longo da sua vida, e aposta na experiência multissensorial como elemento fundamental nesse processo educativo, incentivando o visitante a juntar-se a Bispo e desbravar o mundo da arte e da cultura navegando pelo conhecimento”.

Dividida em módulos autoportantes, a mostra apresenta Correntes Marítimas do Conhecimento, Mapa da Passagem de Bispo pela Terra, Lounge de Leitura, exibição do filme O Prisioneiro da Passagem e Espaço do Brincar com a Caixa dos Escolhidos.

O Grande Veleiro tem como objetivo complementar o programa pedagógico a que se propõem o projeto Caixa dos Escolhidos, material educativo em formato de caixa de conhecimento, que utiliza os jogos como estratégia de educação para a formação cultural. Tendo como eixo principal a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, a exposição contribui de forma lúdica com a contextualização de suas singularidades, possibilitando um espaço para o desenvolvimento de atividades educativas e recreativas interdisciplinares, atuando entre literatura, música, arte popular, história, história da arte, ciências e pedagogia.

O público-alvo são crianças, jovens e adultos que frequentam os espaços do Sesc em diversas localidades do Brasil; professores, pedagogos e demais profissionais de arte-educação de escolas e unidades do Sesc e de escolas visitantes e a comunidade destes espaços.

Arthur Bispo do Rosário

Consta, no registro da Marinha de Guerra do Brasil, de 1929, o nascimento de Bispo do Rosário no dia 14 de maio de 1909, em Minas Gerais. Os pais: Adriano Bispo do Rosário e Blandina Francisca de Jesus. Na ficha de empregado da Light, onde Bispo trabalhou, está anotada a data de 16 de março de 1911, a naturalidade em Sergipe e a mesma filiação. No registro na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, em Japaratuba, consta o batismo de uma criança de três meses, nomeada Arthur, no dia 5 de outubro de 1909. Os pais: Claudino Bispo do Rosário e Blandina Francisca de Jesus. (Fonte e mais sobre o artista em http://museubispodorosario.com/bispo/obra-vida/ ).