Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Wilson Rodrigues

Segue nesta sexta-feira, 16, o VIII Seminário Estadual de Apicultura e o II Seminário Estadual de Meliponicultura,  a partir das 8h, na  Faculdade de Veterinária da UFT, em Araguaína. Constam na programação oficinas, palestras e mesa redonda. A programação que começou nessa quinta-feira, 15, encerra às 17h.

Pesquisadores em apicultura e meliponicultura, apicultores de várias regiões do Tocantins e estudantes participaram do primeiro dia dos eventos. Contemplados no edital 01/2018, assinaram termo de concessão e receberam equipamentos e materiais de insumos de apicultura e meliponicultura.

Em seu discurso, em tom de agradecimento à equipe de trabalho e aos parceiros, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) César Halum destacou a importância das parcerias, destacando a realização do edital com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), o qual contemplou seis pesquisadores de instituições de ensino superior. “A universidade é  instituição transformadora de uma sociedade e o conhecimento é instrumento de transformação social. O mel, grande mercado a ser explorado,  precisa de incentivo e vamos buscar recursos para fomentar a apicultura no Tocantins”, garantiu, o secretário.

Para o presidente da FAPT  Márcio Vieira, o  edital representa produção de conhecimento. “Considero o edital importante por dois aspectos, primeiro porque  o governo está duplamente amparado com a Seagro e a Fundação. Estamos  somando esforços para que o conhecimento chegue ao produtor e seja desenvolvido pelos pesquisadores e a tecnologia chegue ao agricultor,” enfatizou. 

Contemplados do edital

Foram contemplado pelo edital: os doutores Francisco de Assis Balbino e Herbert Lima Batista - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO); Cláudio Henrique Clemente  Fernandes e Efraim de Santana Sousa (Unitins) e Conceição Aparecida Previero (Ceulp/Ulbra). 

O doutor Cláudio Henrique Clemente Fernandes, um dos contemplados do edital, disse que os materiais serão utilizados numa Unidade didática para capacitar apicultores em parceria com a Associação dos Apicultores de Araguaína e região. “O nosso objetivo é melhorar a qualidade do mel e ampliar a quantidade de apicultores na região e consequentemente, aumentar a produção da cadeia do mel no Tocantins”, destacou.

Palestrantes

O  Doutor em Agronomia, Breno Magalhães Freitas ministrou a palestra “Polinização e pesticidas”, quando discorreu sobre o uso racional do agrotóxico na agricultura. 

A Doutora em Biologia, Favízia Freitas de Oliveira abordou o tema “Biodiversidade das abelhas Meliponini no Brasil”. Conhecidas como abelhas  nativas brasileiras sem ferrão ou abelhas indígenas e no Brasil, existem cerca de 250 dessas espécies  descritas cientificamente e já conhecidas no país. “Essas espécies são importantes para manter a flora nativa de cada região e são polinizadores por excelência”, explicou. Após as apresentações, os palestrantes participaram de debate com o público.

Presentes

Participaram também do evento, o presidente da Fetoapi José Neuto; o diretor geral do Campus da Universidade Federal do Tocantins de Araguaína, José Manoel Sanches; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o reitor do Ceulp/Ulbra Adriano Chiarani da Silva.