Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Cerca de 70 médicos veterinários autônomos participaram da reunião técnica sobre o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose-PECEBT, convocada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), nesta segunda-feira, 19, em Palmas. O objetivo é a atualização, discussão, entraves e desafios para esses profissionais cadastrados e/ou habilitados no Programa,  que desenvolve suas atividades. “É uma reciclagem sobre os procedimentos que fazem parte de todo o contexto,bem como uma oportunidade de sanarmos dúvidas”, assegurou o médico veterinário, André Luiz Mancini Carreiro.

A responsável técnica pelo PECEBT, Carolina Silveira Ozorio Ribeiro, abordou sobre a legislação, estratégias de vacinação, vacina RB-51, diagnóstico, relatórios mensais de vacinação e demais normas. “O encontro foi de grande valia com muitos profissionais presentes, onde possibilitou o fortalecimento dessa parceria, já que a zoonose requer muita responsabilidade de todos os envolvidos na prevenção, controle e erradicação da doença, que pode ser transmitida ao homem”, avaliou.

Aproveitando a oportunidade, o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, abordou o tema sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa, que no Tocantins está prevista para ocorrer até 2021. Outro tema debatido foi a Peste Suína Clássica, pela responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade de Suídeos da Adapec, Regina Barbosa.