Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo dia 26, Dianópolis comemora 135 anos de emancipação política. E para comemorar essa data especial, a Prefeitura lançou programação festiva e cultural para brindar o aniversário da “Terra das Dianas”.

Em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Dianópolis traz a II edição da feira Dianópolis Tem. Uma feira que tem como objetivo divulgar o potencial turístico, econômico e cultural da cidade.

A feira será aberta junto com a programação oficial do aniversário da cidade, na próxima sexta-feira, dia 23, às 19h, no estacionamento da antiga rodoviária. Além dos estandes, que serão montados no espaço, para apresentação dos produtos locais e comercialização, o evento contará com praça de alimentação, espaço para parque de diversão, palco para apresentação cultural e shows.

Durante as comemorações dos 135 de Dianópolis, serão realizadas competições esportivas, com a tradicional corrida de rua e a final do Campeonato Municipal de MTB, realizado em parceria com a Associação dos Ciclistas de Dianópolis (ACD), ações de educação e preservação do meio ambiente, em parceria com o Colégio João D’Abreu. Além disso, o evento conta com Dia de Campo, com a 3° edição do TecniFruti – Dia Técnico de Fruticultura do Perímetro Irrigado Manuel Alves.

Nesta edição do aniversário da Terra das Dianas, que acontece entre os dias 23 a 26, a Prefeitura vai estender as comemorações, de 27 a 30 de agosto, levando ações às comunidades da zona rural, com atendimento médico, realização de procedimentos de saúde, palestras, cadastro de bolsa família, atividades esportivas e ações da secretaria municipal de educação. “Queremos envolver toda comunidade nas comemorações do aniversário da nossa cidade. Pensamos um projeto em parceria com o Sebrae, que divulgue o que temos para oferecer em Dianópolis, em economia, cultura e turismo. Unindo esse espaço com entretenimento para nossa comunidade. E não poderíamos deixar a zona rural fora do projeto”, destacou o prefeito, Padre Gleibson Moreira.

Ainda segundo o prefeito, além de toda programação da feira, o evento será o espaço ideal para o lançamento de novos projetos da gestão. “Vamos inaugurar a Praça da Capelinha, que foi uma obra realizada com parceria com o Ministério do Turismo. Inaugurar os poços artesianos que foram abertos nas comunidades das Missões e Contagem. Teremos o lançamento de obras de asfalto, abertura dos trabalhos na UBS da Nova Cidade, apresentação do materiais adquiridos para a Secretaria Municipal de Saúde, além do lançamento da Universidade da Maturidade (UMA), que terá turma em Dianópolis, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins”, afirmou o prefeito.

Dentro do projeto em comemoração aos 135 anos da cidade, será realizada a Semana Cultural, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, com programação entre os dias 19 e 23 de agosto, nas escolas municipais: Santa Luzia, Irmã Amparo, São José, Imaculada II, Imaculada, Irmã Amparo, Escola Batista, Professor Renato e Cemeis Pelicano, Tia Marieta e Maria Parteira.

Programação

Além da Feira, apresentações culturais, a Prefeitura trouxe para os 135 anos da Terra das Dianas, uma grade de shows com participação de artistas locais e atrações do estado.

As apresentações terão início na sexta-feira, com a dupla sertaneja, Alex e Matielo, seguido pelo já conhecido dos dianopolinos, Khrys França, Dj Mc Star e apresentação dos filhos da terra “Os Mirindibinhas”.

No sábado, o palco será todo local, com apresentação dos talentos da terra. As apresentações serão divididas entre, Deivinho, Banda Jaé, Sala de Luxo e Nosso Som.

No domingo, os locais Atila e Mateus, trazem uma apresentação de forró, seguidos pelas apresentações do sertanejo, Gabriel Carvalho. Encerrando a programação festiva dos 135 anos da “Capital do Mundo”, a banda Forró Rasgado, sobe no palco para fechar as comemorações.

Na segunda-feira, feriado de aniversário da Terra das Dianas, a programação com momento cívico às 7h00 na Praça da Capelinha, com celebração de missa em ação de graças pelo aniversário da cidade, apresentação da Banda Municipal, e encerramento com café da manhã.

Programação Oficial

19/08 segunda-feira

Semana Cultural – Escolas São José e Professor Renato

20/08 terça-feira

Semana Cultural – CEMEI O Pelicano e Escola Santa Luzia

21/08 quarta-feira

Semana Cultural – Imaculada II e CEMEI Maria Parteira

Programação Oficial

22/08 quinta-feira

Semana Cultural – Escola Irmã Amparo e CEMEI Tia Marieta

15h00 Ação Meio Ambiente Colégio João D’Abreu (Praça da Capelinha)

23/08 sexta-feira

Semana Cultural – Escolas Imaculada e Batista

08h00 Dia de Campo no Projeto Manuel Alves

19h00 Abertura oficial “Dianópolis Tem”

19h00 Apresentação da Banda de Música Mestre Jacinto

19h30 Apresentação cultural (Semed)

21h00 Show com Mirindibinhas

23h00 Show com Alex e Matielo

01h00 Show com Khrys França e McStar

24/08 sábado

18h00 Carreata frota da saúde (saída do Santo/Centro)

19h00 Apresentação Cultural (Semed)

A partir das 20h00 Bandas Locais

25/08 Domingo

7h00 Etapa Final do Municipal de Ciclismo

17h00 Corrida de Rua

19h00 Apresentação Cultural

20h00 Show com Atila e Matheus

22h00 Show com Guilherme Carvalho

00h00 Show com Forró Rasgado

26/08 segunda-feira

7h00 Momento Cívico (Praça da Capelinha)

7h00 Banda de Música Municipal Mestre Jacinto

8h00 Missa Solene

9h00 Inauguração da Praça da Capelinha

9h30 Café da Manhã

Zona Rural

27/08 Prefeitura em Ação – Boa Sorte (saúde, educação, assistência social e esporte)

28/08 Prefeitura em Ação – Varjão (saúde, educação, assistência social e esporte)

29/08 Prefeitura em Ação – Descoberto (saúde, educação, assistência social e esporte)

30/08 Prefeitura em Ação – Contagem (saúde, educação, assistência social e esporte)

Atendimento médico, palestras, aplicação de flúor, aferição de pressão, enfermagem, cadastro único, CRAS e CREAS, corte de cabelo, apresentação cultural, futebol, tênis de mesa, atividade física.