Na edição do projeto de recebimento itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos realizada no sábado, 17, no município de Araguaçu, no sul do Estado, produtores rurais devolveram 2.370 embalagens. A ação foi realizada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), central de Silvanópolis e em parceria com a prefeitura municipal de Araguaçu.
“Os produtores rurais de Araguaçu deram uma grande resposta ao projeto, devolvendo um grande número de embalagens, isso significa que o trabalho realizado pela Adapec e pelos demais órgãos parceiros, possui o respeito dos agricultores”, destacou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.
O prefeito de Araguaçu, Joaquim Pereira Nunes, ressaltou que o município é uma referência no setor agropecuário no Estado, possuindo o maior rebanho de bovinos, e por isso, é fundamental o apoio do governo e da prefeitura a estas iniciativas. “Preocupamos com o meio ambiente e com a destinação correta destas embalagens, por isso apoiamos esta ação e estamos vendo o resultado positivo, com o envolvimento dos produtores rurais”, disse o prefeito.
Quem também aprovou o projeto foi o produtor rural, Luiz Fonseca, que encontrou no projeto uma forma mais fácil de devolver suas embalagens. “Quero agradecer o governo do estado e todos os órgãos envolvidos que possibilitou este espaço, para que nós produtores rurais, pudéssemos dar uma destinação correta às embalagens e também a Adapec que vem conscientizando nós sobre a importância de não queimar e não jogar as embalagens no meio ambiente, ensinando como fazer a coisa certa,” agradeceu ele.
Esta semana será realizada mais uma edição do projeto, que atenderá os produtores rurais do município de Itacajá.
Calendário
Itacajá: 22 de agosto
Paraíso: 12 de setembro
Divinópolis: 13 de setembro
Pequizeiro: 10 de outubro