Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Milhomem

Médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de Saúde de diversos centros de Saúde da comunidade da Capital estão realizando várias atividades durante esta semana para mamães e bebês com foco nos cuidados necessários para o desenvolvimento pleno da criança, que vão desde o aleitamento materno à introdução alimentar, passando por higiene bucal e prevenção de acidentes domésticos.

Na manhã desta quarta-feira, 21, aconteceram atividades de Norte a Sul, nos CSCs da Arne 53, Arno 61, Arno 41, José Hermes (Setor Sul), Valéria Martins (Arse 122) e Morada do Sol. 

Com fantasia de palhaço e de personagens como Minnie, Pedrita e princesas, a equipe de saúde da família do CSC da Arno 41 reuniu o grupo de puericultura na Paróquia Sagrado Coração de Jesus para tirar dúvidas das mamães quanto à introdução de novos alimentos após o período de aleitamento exclusivo, que compreende os seis primeiros meses de vida.

A odontóloga Nara Amorim ressaltou que esse período é difícil tanto para mãe quanto para o bebê, mas é necessário ter paciência. “A gente inicia com as papinhas doces que são frutas amassadas, depois as papinhas salgadas que são carnes, verduras, com isso já começa-se a oferecer sucos, água, chás. Tudo de forma lenta e gradual, sem misturar porque o bebê tem que acostumar com os sabores individuais”, esclareceu Nara, lembrando que essa introdução alimentar deve respeitar a cultura da região e o leite materno pode ser oferecido após as refeições.

“Minha bebê faz seis meses nesta sexta-feira, 23, e já vou iniciar a introdução de novos alimentos. Eu tinha muitas dúvidas quanto à introdução da água e dos sucos e o que aprendi aqui foi muito útil para mim”, disse Byatriz Oliveira, mãe da pequena Catarina.

A assistente administrativa Tádila Sousa é mãe do pequeno João Miguel de um ano e quatro meses. Fez o pré-natal na unidade e sempre participa do grupo de puericultura. “Venho sempre porque aqui a equipe é completa e tem a facilidade de consultar com o médico e o dentista sem precisar marcar. Aqui acompanho o peso e o desenvolvimento do João Miguel. Quando chegamos na fase dos novos alimentos, ele sofreu muito porque coincidiu com o fim da licença maternidade, tive que voltar ao trabalho, mas nós vencemos e hoje ele está muito bem”, disse.

Aleitamento exclusivo

Do outro lado da cidade, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Morada do Sol, mais 60 pessoas entre gestantes, puérperas com seus bebês assistiram atentas à apresentação teatral feita pelas agentes de saúde Osmarina Pereira e Maria José Vasconcelos, simulando uma abordagem a uma mãe que já está dando outros alimentos durante o período exclusivo do aleitamento materno.

Outras dúvidas foram tiradas pelos médicos e enfermeiros e, ao final, todos participaram de um lanche saudável e de consultas com médicos e enfermeiros.

Jéssica Castro tem um casal de filhos, Jhenifer, de cinco anos e Mateus, de um ano. “Com a Jhenifer eu não tinha esse conhecimento e acabava oferecendo chá, suco e outros alimentos que as pessoas recomendavam. Com o Mateus tem sido diferente, fiz da maneira correta”, disse.

Em Palmas, a Semana do Bebê é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Semed) e Desenvolvimento Social (Sedes), Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Núcleo de Cidadania e Adolescente, Banco de Leite e Corpo de Bombeiros.

Confira a programação Semana do Bebê

Dia 21/08

CMEI Ciranda Cirandinha - a partir das 16 horas - Massagem Shantala nas turmas de berçários I e II, com presença de pais e entrega de panfletos sobre os direitos das crianças.

Dia 22/08

CSC Valéria Martins (Arse 122 / 1206 Sul) - das 9 às 12 horas - Debate e apresentação de mesa de alimentos sobre práticas alimentares saudáveis após o sexto mês - com nutricionista;

CSC da Arne 53 (406 Norte) - das 9 às 12 horas - Roda de conversa sobre prevenção à violência na primeira infância - com conselheiros tutelares;

CSC José Hermes Damaso (setor Sul) - das 9 às 12 horas - Debate com grupos de mães sobre a prevenção de acidentes domésticos relacionados à criança na primeira infância - com técnicos do Samu;

CSC Mariazinha (Buritirana) - a partir das 9h30 - Roda de conversa em sala de espera sobre a importância do aleitamento materno exclusivo e sobre a importância da técnica correta de pega; ações de saúde bucal direcionada às mães no cuidado com o bebê;

Cras Morada do Sol - a partir das 14 horas - Oficinas de encadernação de cadernetas da gestante e criança;

CMEI Ciranda Cirandinha - a partir das 16 horas - palestra com a nutricionista sobre alimentação saudável.

Dia 23/08

CSC Valéria Martins (Arse 122 / 1206 Sul) - das 9 às 12 horas - Debate com grupos de mães sobre a prevenção de acidentes domésticos relacionados à criança na primeira infância - com técnicos do Samu;

CSC da Arne 53 (406 Norte) - das 9 às 12 horas - Roda de conversa sobre acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do bebê e a importância da puericultura;

CSC José Hermes Damaso (Setor Sul) - das 9 às 12 horas - Roda de conversa sobre aleitamento materno, paternidade e cuidados;

CSC da Arno 71 (603 Norte) - das 9 às 12 horas - Palestra sobre práticas alimentares saudáveis após o sexto mês; palestra sobre aleitamento materno; palestra sobre a importância da puericultura - com as equipes do Nasf e Saúde da Família;

Parque do Idoso - a partir das 9 horas - Exposição ‘Um olhar para a vida’, 1º concurso fotográfico de adolescentes da Prefeitura de Palmas; Relato de mães e adolescentes sobre a experiência vivida.