Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Definitivamente os vídeos são mesmo a mídia que domina a internet. É sério, veja a popularidade do Youtube e a quantidade de conteúdo despejado diariamente (talvez até a cada segundo) nesse site.

Além disso, diante do alto consumo de smartphones e tablets, assistir vídeos de boa qualidade é algo que pode ser feito em qualquer lugar, tanto no conforto do seu lar, como no ponto do ônibus ou no shopping center.

Por isso que qualquer projeto web, seja criar um blog, um site ou gerenciar uma rede social, ganha muito mais impacto quando é utilizado o formato audiovisual.

No caso de um blog sobre trânsito, a situação não é diferente e os vídeos se tornam importantes aliados na busca constante por mais visualização e leitores. 

Lembre-se que ter um canal de vídeo e um blog enriquecem a sua mensagem. Sendo assim, você pode fazer uma postagem com texto e inserir o vídeo para complementar a informação.

Imagem em movimento para falar sobre trânsito

Não é de estranhar o quanto o formato audiovisual seja tão querido pelo público. Afinal, imagens em movimento são eficientes para passar qualquer tipo de mensagem, desde uma receita de bolo a maneiras de trocar o pneu do seu carro.

Como o assunto é blog sobre trânsito, utilizar vídeos para deixar as postagens mais completas e esclarecedoras é uma forma muito interessante de atrair mais público.

Não há a necessidade dos vídeos em seu blog serem mega produções, mas é importante ter um roteiro para facilitar a produção e sempre garantir uma boa qualidade.

Por isso, é importante também lembrar que o principal material para um vídeo bem feito é a criatividade. Sendo assim, o conteúdo transmitido pode ser você em pé falando na frente da câmera ou pode ser uma animação. Enfim, possibilidades não faltam.

Caso o seu blog seja feito na plataforma WordPress, é possível contar com alguns plugins que facilitam a exibição dos vídeos. Alguns deles são o Easy Vídeo Player e o Ultimate Video Player.

Vídeos para melhorar o seu conteúdo

Você já reparou que quando efetua uma pesquisa no Google aparecem várias sugestões de vídeos? Pois então, isso é um reflexo do quanto eles são importantes para quem cria conteúdo e quer ser visto na web.

Se o seu blog, por exemplo, traz dicas sobre trânsito, é importante utilizar palavras-chaves relacionadas a esse assunto. As técnicas de SEO são úteis na hora de você descrever uma meta description, por exemplo.

Outro ponto interessante é que você terá mais atenção dos visitantes ao inserir vídeos na sua postagem. Nesse caso, ao abordar dicas de manutenção automotiva, você pode criar textos com macetes e mostrar na prática como eles funcionam por meio dos vídeos.

Além disso, quando o seu intuito for monetizar o seu blog por meio da venda de infoprodutos, você pode utilizar os vídeos para divulgar esses materiais.  

A utilização dos vídeos nas suas postagens

A maneira como você vai utilizar os vídeos vai depender muito das características do seu blog. Talvez o seu blog tenha o foco em trazer novidades sobre os lançamentos da indústria de carros.

Talvez o seu blog seja dedicado a trazer curiosidades sobre os mais diversos veículos, trazendo dicas de manutenção. Ou, quem sabe o seu blog seja um e-commerce disponibilizando peças e acessórios.

Enfim, o tipo de conteúdo dos vídeos vai levar em consideração o propósito do seu blog, porém, é bom ter atenção com alguns detalhes técnicos para manter a qualidade dos seus vídeos. Veja alguns desses detalhes a seguir. 

Bom áudio e imagem

Verifique se o cenário dos seus vídeos será interno ou externo. O tipo do ambiente influencia no som do vídeo e na iluminação. Caso seja necessário, é interessante contar com microfones adequados para captar um áudio sem interferências. 

O mesmo vale para a questão da iluminação. Sabemos que hoje em dia os smartphones podem fazer milagres em relação a vídeos, mas se você tiver condições, pode utilizar câmeras aptas para filmagens.

Edição

Se o cuidado técnico com a imagem e som é fundamental, a edição também merece estar nessa lista. Inclusive, hoje em dia alguns softwares de edição podem auxiliar com alguns retoques finais da edição.

Entre os softwares mais recomendados, estão o Premiere e o Vegas Pro. Eles permitem que você organize as cenas e os frames do seu conteúdo audiovisual de forma fácil e profissional.

Conte com uma boa hospedagem de sites

Não custa lembrar que graças aos vídeos, o seu blog sobre trânsito poderá contar com mais tráfego. E nesse caso, é interessante ter à disposição uma hospedagem de site mais qualificada. A hospedagem VPS, nesse caso, é uma boa opção.

Esse tipo de hospedagem oferece mais espaço em disco, melhor desempenho, IP Dedicado, suporte técnico e mais estabilidade para o seu blog. 

Além disso, não se esqueça que os vídeos ocupam grandes espaços em seu site. Por isso, ter um serviço de hospedagem escalável é fundamental caso você precise de mais recursos. 

Conclusão

Trânsito é um assunto que sempre rende postagens interessantes, seja em relação a leis, lançamentos da indústria do automóvel ou dicas de cuidados para o seu veículo.

Por isso, é uma boa ideia investir em um projeto web que seja um blog sobre trânsito. Ideia melhor ainda é enriquecer as suas postagens por meio de vídeos.