Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com a adesão ao Sisbi, a empresa pode comercializar seus produtos de origem animal em todo território nacional

Com a adesão ao Sisbi, a empresa pode comercializar seus produtos de origem animal em todo território nacional Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Com a adesão ao Sisbi, a empresa pode comercializar seus produtos de origem animal em todo território nacional Com a adesão ao Sisbi, a empresa pode comercializar seus produtos de origem animal em todo território nacional

Mais uma empresa recebe o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), desta vez é a Espetos Áurea, localizada no município de Paraíso. O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) fez a entrega na sede da empresa, na manhã desta quinta-feira, 22. O selo tem equivalência federal, que garante a expansão da comercialização dos produtos em todo território nacional. O Estado conta cinco estabelecimentos aderidos e mais cinco em processo de adesão.

O empresário, Washington Rosário, trabalhou durante seis anos com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), com a mudança para o Sisbi a empresa já está mandando produtos para os estados do Pará, Maranhão e em breve para Bahia. “Aumentei em 15% a produção, são fabricados por dia três mil espetinhos de carne bovina e frango, minha meta é um crescimento de 40% nos próximos meses”, disse satisfeito com o resultado. O investimento foi de R$ 100 mil em estrutura e equipamentos. “Estou motivado, pois o retorno está sendo rápido”, complementou Rosário. 

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, parabenizou o empresário pela iniciativa e os esforços em cumprir as exigências.” Quando uma empresa adere significa crescimento econômico, mais oportunidade de emprego e produtos tocantinenses de qualidade chegando a todas as regiões do País”, ressaltou. O Tocantins conseguiu aderir ao Sisbi em junho de 2018, após sete anos de preparação.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Jean Paulo Galletti, explica que para aderir, o empresário deverá fazer a solicitação na Agência, passar por auditorias orientativas e cumprir as exigências previstas na legislação.

Sisbi

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), para garantir a inocuidade e segurança alimentar. A Adapec, tem equivalência federal no serviço de inspeção, por isso pode certificar empresas com selos de inspeção municipal ou estadual, para expandir a comercialização dos produtos em todo o País.

De acordo com o Mapa, além do Tocantins, já aderiram ao sistema dez estados e o Distrito Federal (Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e o Distrito Federal); 16 serviços municipais e três consórcios de municípios.