Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Com a participação de representantes de 17 municípios da região oeste do Estado, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, abriu oficialmente nesta sexta-feira, 23, em Paraíso do Tocantins, a sétima consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2010/2023 (PPA). O evento foi realizado no Centro de Ensino Médio (CEM) José Alves de Assis e, a exemplo das demais edições já realizadas, teve como objetivo ouvir a população das respectivas localidades sobre as prioridades a serem inseridas no PPA.

Para o governador Mauro Carlesse, o momento é importante porque o Governo está planejando o Estado. O que a população discutir e priorizar será incluído no projeto de governo para os próximos quatro anos. Ele explicou que para aquelas localidades com menos representatividade, esse é o momento ideal para se manifestar e reivindicar. “A gestão, para ser eficiente, tem que está ouvindo a comunidade, porque é ela que sabe das suas necessidades e é para isso que estamos aqui”, ressaltou.

O secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando, explicou que o Plano Plurianual é que estabelece a forma e as metas para os próximos quatro anos e por isso é importante a participação da comunidade de cada localidade. "É o PPA que vai direcionar as ações do governo para o período de 2020/2023, daí a importância da sensibilidade da população na hora de priorizar as políticas públicas para cada localidade. Esse é o objetivo das consultas públicas, ouvir a população".

O prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, agradeceu a presença do governador Mauro Carlesse, destacou a importância da consulta pública e ressaltou que o governador tem vontade e capacidade de realizar uma grande gestão. "Eu acredito que o governador Carlesse poderá fazer uma grande administração e essas consultas do PPA são muito importantes nesse contexto", explicou.

Eixos temáticos

Nas consultas públicas as escolhas são norteadas por seis eixos temáticos da gestão: Saúde; Segurança, assistência social e direitos humanos; Gestão pública, participação social e diálogo federativo; Estrutura produtiva e sustentabilidade ambiental; educação, ciência, tecnologia e inovação; Infraestrutura, desenvolvimento regional e redes de cidades. Os participantes definem uma prioridade em cada eixo e, posteriormente, escolhe qual delas será a mais urgente, a chamada “prioridade das prioridades”. Todas as ações, depois de passarem por avaliações de viabilidades técnicas e financeiras poderão integrar o PPA, que é o documento que prevê como o Governo vai investir o dinheiro público nos próximos quatro anos.

Municípios participantes

Participaram desta edição representantes de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada da Areia, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Fátima, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil.

Projeto Social

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente. Ele explicou que esse projeto é voltado para crianças de famílias de baixa renda e vai envolver a polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria da Educação. Segundo ele, a intenção é envolver 40 mil crianças em todos os municípios do Tocantins.