Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação/CBM

A simulação de um grave acidente de trânsito envolvendo o incêndio e explosão de um caminhão tanque, abastecido com produto inflamável, chamou a atenção de quem passava pela Avenida Teotônio Segurado, na altura do Córrego Taquaruçu Grande, na manhã desta sexta-feira, 23. Muitas pessoas que foram apanhadas de surpresa, chegaram a mandar mensagens de áudio e vídeos para grupos de aplicativos, espantadas com o cenário, mas tudo não passou de um ensaio.

A ação combinada envolveu todos os órgãos de segurança de Palmas e o objetivo era testar e também treinar a capacidade de resposta para casos reais de grandes proporções. Além de muitas viaturas e motos, o helicóptero da Companhia Independente de Operações Aéreas (Ciopaer), desceu no meio da avenida para resgatar uma “vítima que estaria em estado grave”.

"O resultado foi satisfatório pela magnitude do evento. O foco era salvar as vidas e todos “os pacientes” foram atendidos e receberam o tratamento necessário para chegar com vida aos hospitais ou Unidades de Pronto Atendimento", destacou o capitão Lázaro Nogueira da Silva, que coordenou as ações no Posto de Comando do Corpo de Bombeiros Militar instalado no local.

Pelo menos cinco equipes com veículos do CBM atuaram. Inicialmente, o trabalho foi para evitar um incêndio e a explosão de um ônibus que se envolveu no “acidente”. Em seguida, apoiaram os demais órgãos no socorro aos feridos espalhados num raio de cerca de 60 metros.

“A princípio tivemos um pouco de dificuldade em estabelecer o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), pois quando chegamos já havia vários órgãos trabalhando. Tivemos que reorganizar. Nessa situação, a organização e o controle são fundamentais para o êxito da missão, pois se cada um for trabalhar da forma como achar melhor, acaba tendo efeito contrário. Esse é um ambiente onde não deve haver vaidades e, sim, humildade e foco nas vítimas”, argumentou o capitão Nogueira.