Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem

Neste sábado, 24, o Centro de Saúde da Comunidade do Jardim Taquari abrirá as portas das 8h às 17h, para imunizar crianças com idade a partir de 06 meses até 11 meses de vida, com a dose de vacina extra contra o sarampo. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é preventiva. A intenção da equipe de saúde do Taquari é intensificar a vacinação na região para evitar casos da doença.

Durante o sábado, as pessoas que estiverem com alguma vacina em atraso, poderão aproveitar a unidade aberta para atualizar o cartão de vacina. Testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, exames preventivos entre outros atendimentos de saúde serão realizados. 

Palmas não tem registros de casos da doença, mas para prevenir o Sarampo, a Secretaria da Saúde começou nesta sexta, 23, a vacinação em escolas, hospitais, hotéis da cidade, aeroporto e nos Centros de Saúde da Comunidade da Capital. 

A imunização será feita em pessoas de 06 meses até 49 anos, que não têm comprovação que já receberam a dose da vacina. Os técnicos das salas de vacinas  começaram a imunizar com a “dose zero” bebês com idades entre 06 e 11 meses. A dose extra da vacina será aplicada para evitar o surto da doença.

Pelo calendário regular a primeira dose é aplicada aos 12 e 15 meses, mas a dose extra, considerada pelo Governo Federal como medida preventiva, não substitui as demais previstas no Calendário Nacional de Vacinação. De acordo com a enfermeira responsável pela Central de Vacinas de Palmas, Elaine Katzwinkel, a vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomado a dose zero da vacina.

Vale reforçar que o público-alvo da vacina (tríplice viral) já está contemplada na rotina vacinal das crianças a partir de 1 ano de vida até 29 anos, 11 meses e 29 dias. 

Vacina

A tríplice viral é fornecida ao Município pelo Programa Nacional de Imunizações e está disponível durante todo o ano na rede municipal de Saúde. A vacina deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança até 29 anos de idade. Pessoas de 30 a 49 anos (nascidos a partir de 1960) devem receber uma dose. A vacina não é indicada para mulheres grávidas e indivíduos imunossuprimidos. (Secom Palmas)