Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: TRE/TO

Foto: TRE/TO

Nos dias 26 a 28 de agosto a Justiça Eleitoral realizará atendimento itinerante no município São Félix do Tocantins. A ação faz parte da programação do IV Mutirão da Cidadania e Justiça, evento realizado pelo Poder Judiciário de Novo Acordo/TO, Ministério Público, Defensoria Pública e diversos órgãos parceiros, para levar assistência e orientação jurídica à comunidade, assim como promover cidadania aos moradores da região, aproximando a população dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

A mobilização será feita no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em São Félix, em horário comercial. Entretanto os serviços eleitorais iniciarão atendimento, no dia 26, a partir das 14h e encerram, no dia 28, às 12 horas.

A equipe do Cartório Eleitoral da 35ª ZE estará presente na ação oferecendo serviços eleitorais ao cidadão que precisar fazer alistamento eleitoral, regularização, impressão de segunda via e transferência de título, ou emissão de certidões.

De acordo com Maria Erlene Dias, chefe da 35ª ZE de Novo Acordo, a expectativa é atender mais jovens. “O itinerante visa atender principalmente os jovens eleitores que, pela distância, têm dificuldade em ir ao cartório para realizar o alistamento’, disse.

Outros serviços

Os serviços prestados pela justiça itinerante vão desde orientações sobre previdência social, até ações cíveis menos complexas, como divórcio consensual, declaração de união estável, conversão de separação judicial em divórcio, ações de cobrança em geral, reconhecimento de paternidade, coleta de material para realização de exame de DNA, guarda e responsabilidade de menores, revisional de alimentos, pensão alimentícia, dissolução de sociedade de fato, registro de nascimento, emissão 2ª via de nascimento, casamento e óbito e audiências criminais.

Parceiros

Além da Justiça Eleitoral do Tocantins são parceiros os órgãos Procon; Instituto de Identificação do Estado do Tocantins; Ministério do Trabalho e Emprego; Junta Militar; SESI - Serviço Social da Industria; SENAI – Serviço Nacional de aprendizagem Industrial; Secretaria da Saúde; Previdenciário; Núcleo de Prática Jurídica da ULBRA; Polícia Militar; Polícia Civil; Cartório de Registro de Imóveis de São Félix do Tocantins; Cartório de Registro Civil de São Félix do Tocantins; Ministério Público Estadual e Defensoria Pública Estadual.