Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Sensores de presença, portas automáticas, gerador eólico e quarto com tecnologia assistiva. Tudo isso esteve presente no projeto Casa Inteligente 24h apresentado pela equipe da unidade Araguatins do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFTO), formada pelos estudantes do curso técnico em Rede de Computadores integrado ao ensino médio,  Pedro Henrique Grachet, Dhiego Ferreira Nicolas Cruvinel e Maria Eduarda Galvão, durante a competição “Traga seu Robô”, na modalidade robô livre, realizada no Campus Party em Natal, no período de 16 a 18 de agosto.

Os estudantes apresentaram um protótipo da Casa Inteligente feito a partir materiais recicláveis, como papelão e papel usado, sua elaboração durou cerca de 15 h. Disputando com mais 15 equipes, inscritas na competição, o projeto conquistou o 2º lugar.

“Participar da competição foi uma experiência incrível e inexplicável. Encaramos tudo como um desafio. Enfrentamos tudo juntos, até o nervosismo na hora de apresentar o projeto. Tivemos algumas dificuldades, mas conseguimos apresentar a Casa Inteligente 24h, feita com materiais recicláveis, com êxito. Mas, quando recebemos o resultado, foi uma surpresa para mim, de fato não esperava ganhar, mas a sensação foi de dever cumprido”, comemorou a estudante, Maria Eduarda Galvão.

Participaram da edição do Campus Party em Natal, 40 estudantes da unidade Araguatins, sendo 25 do curso técnico em Rede de Computadores integrado ao ensino médio e 15 da licenciatura em Computação. O evento teve uma programação intensa com 350h de conteúdo, distribuídas em competições, workshops e conferências.