Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Visando a formação e capacitação de auxiliares de vacinação contra a brucelose, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO)  assinaram Termo de Cooperação Técnica, na manhã desta terça-feira, 27, em Palmas. A parceria prevê a realização de 50 cursos para alcançar 750 trabalhadores em todo o Estado.

De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, as instituições vêm atuantes há vários anos na realização de treinamentos e mais uma vez reafirmam o compromisso para colaborar com os produtores rurais e o controle e prevenção da doença. “A capacitação é de grande importância para o Tocantins, assegura a sanidade dos animais, saúde pública, a segurança do aplicador, bem como altos índices de cobertura vacinal”, disse.

O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, falou da importância da parceria da instituição com as entidades públicas. “Nós precisamos desse fortalecimento para capacitar os trabalhadores na zona rural e garantir produtor rural esteja bem assistido”, ressaltou.

No termo ficou acordado que a Adapec disponibilizará médicos veterinários, material prático, veículos e apoio logístico através de seus escritórios locais e regionais para a realização das capacitações. Já o Senar fornecerá o material didático, metodologia e a certificação.

Curso

O curso de manejo e aplicação de vacina contra a doença, que é gratuito, tem duração de dois dias com aula teórica e prática. A partir do mês que vem, os interessados podem procurar a Adapec ou Senar e seus parceiros para acompanhar a agenda e fazer a inscrição.

Os participantes aprovados no final do curso receberão certificados, para que eles possam buscar a sua habilitação com um médico veterinário da iniciativa privada que esteja cadastrado no Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT). É esse profissional que ficará responsável pela atuação do novo auxiliar. A vacina contra a brucelose é composta por microorganismos vivos, por isso, só deve ser aplicada por médico veterinário cadastrado no Programa ou por seu auxiliar também cadastrado na Adapec

Brucelose

É uma doença infectocontagiosa crônica provocada por bactérias do gênero Brucella. Afeta bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equídeos, cães, causando sérios prejuízos econômicos ao produtor rural. Tem importância na saúde pública por ser uma zoonose, ou seja, pode passar dos animais para o homem.