Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Estudantes da rede pública de educação do município de Marianópolis, a 180 km de Palmas, denunciam a precariedade do transporte escolar no município. Uma estudante do ensino médio que utiliza o transporte escolar disse que a maioria dos veículos não tem cinto de segurança, e que as janelas abrem mais do que deveriam e são inseguras. “Tem alguns que a porta não fecha direito, outros faltam retrovisor. As cadeirinhas para transportar crianças menores são poucas. No meu ônibus meu tem 4 crianças com menos de sete anos e só tem uma cadeirinha, e ainda não é segura”, relata a estudante que não terá o nome divulgado por ser menor de 18 anos.

Crianças são transportadas sem cinto e sem cadeirinha de segurança

Apesar de estudar em escola estadual, a estudante utiliza o transporte escolar que é de responsabilidade da prefeitura do município. Ela conta que os veículos apresentam problemas frequentes, quebram e deixam de buscar as crianças na zona rural para ir à escola, prejudicando o aprendizado dos alunos. “Meu ônibus estragou esses dias atrás, colocaram um para substituir, mas este estava com as rodas travando, então trocaram de novo por um que quase tombou com a gente no meio da pista”, conta a menina.

 Portas automáticas estão sem proteção na parte superior, com cabos expostos 

As fotos feitas pelos alunos têm baixa qualidade, mas mostram crianças sendo transportadas sem cinto de segurança ou cadeirinha, portas automáticas sem proteção para os cabos, degraus com parafusos soltos e pontas a mostra. “Minha irmã já se cortou por causa de um parafuso desses solto no degrau do ônibus”, disse a estudante.

No detalhe da imagem, parafusos soltos oferecem risco às crianças

Resposta

A reportagem do Conexão Tocantins procurou a Prefeitura de Marinópolis para questionar a respeito da situação do transporte escolar do município.

Por telefone, a secretária de educação da cidade, Mara Andreia Prediger, disse que tem conhecimento da situação dos ônibus que fazem as rotas na zona rural. “Nem todos têm realmente cinto de segurança, mas estamos trabalhando para regularizá-los. Como temos muitos alunos e poucos ônibus, e os estudantes não podem ficar sem aula, então utilizamos estes veículos mesmo. Agora, quanto à falta de cadeirinha, eu desconheço a situação, já que conseguimos patrocínio e adquirimos cadeirinhas para o transporte dos menores”, diz a gestora que se comprometeu a verificar a situação e tomar providências.

Ao todo, 12 ônibus fazem o transporte dos estudantes no município. Alguns dos veículos são terceirizados. A secretária garantiu que todos os ônibus, próprios e alugados, são vistoriados pelo Detran e que passam por manutenção frequente, com um mecânico à disposição na prefeitura para efetuar reparos.

“Vamos verificar qual é o ônibus que faz a rota da estudante que denunciou os problemas e tomar atitude imediata para fazer os reparos”, comprometeu-se a secretária.