Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ricardo Botelho/AESCOM

Foto: Ricardo Botelho/AESCOM

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou nesta quinta-feira (29), a ordem de serviço para início das obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia na BR-153, ligando o Tocantins (Xambioá) ao Pará (São Geraldo do Araguaia). As obras estavam paradas por conta de uma disputa judicial, mas o DNIT conseguiu decisão favorável para iniciar as obras. Ao todo, serão R$ 132 milhões de investimentos do Governo Federal. 

As obras na ponte de 1,7 quilômetro são fundamentais para a integração nacional, impactando em melhores condições para escoamento de cargas, redução de fretes e do tempo de viagem para os transportadores. A BR-153 é um dos principais eixos de ligação Norte-Sul do país, e atualmente, a travessia é feita de balsa, encarecendo os fretes e aumentando o tempo de viagem.

A ordem de serviço já havia sido assinada pelo ex-presidente Michel Temer em 2017, mas uma das empresas que disputava a licitação conseguiu liminar no Supremo Tribunal Federal embargando as obras, que não chegaram a começar. 

Agora, a expectativa é de que as obras na ponte sejam concluídas em até três anos. (Ministério dos Transportes)