Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lino Vargas

Gurupi sedia nesta quinta-feira, 29 e sexta-feira, 30, a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Regional Ilha do Bananal em 2019, momento em que os secretários municipais dos 17 municípios que compõem a região Sul e mais representantes do Estado discutem o Sistema Único de Saúde (SUS) com foco em melhorar a assistência prestada.

O secretário municipal de Saúde Gurupi, Gutierres Torquato, deu as boas-vindas aos secretários e destacou a importância desses encontros, pois é a oportunidade de todos juntos elaborar as melhores propostas para um SUS de qualidade, é o momento de pactuar ações e metas, refletir sobre a assistência que está sendo prestada. Para o secretário, é um momento enriquecedor para todos os municípios que reflete no usuário que é o objetivo principal.

Durante a reunião, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi fará a apresentação de três experiências exitosas: coleta de exames de teste do pezinho de outros municípios realizados em Gurupi; Clínica da Mulher que presta assistência especializada e o Centro de Obesidade de Gurupi, que vem dando qualidade de vida e resgatando a autoestima dos pacientes.

Segundo o secretário, são serviços que dão orgulho à gestão e que tem mudado a vida das pessoas e essa assistência precisa ser compartilhada com os demais municípios. “Aquilo que está dando certo temos que repassar. Gurupi é a única cidade que conta com um centro especializado para mulheres, onde elas podem se cuidar com uma assistência acolhedora e também é a única cidade que tem um centro de obesidade, que tem feito um trabalho excelente e que tem ajudado na promoção de vida saudável e resgate da autoestima. Estamos felizes em poder promover essas melhorias a nossa Gurupi”, enfatiza.