Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Andrino, Neris e Martins; oposição unida contra Cinhia (Foto: Montagem)

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) foi novamente alvo de ataques dos vereadores de oposição nesta quarta-feira, 4. O motivo das críticas: novamente as queimadas. Milton Neris (PP), que no dia-a-dia tem engrossado o tom contra a gestora, puxou o debate e disse que a situação da zona rural de Palmas é chocante. O vereador questionou o Fundo de Meio Ambiente, “o que estão fazendo com o Fundo?” e disse que a prefeita disse que a prefeita está brincando com o assunto. “Contrataram, depois de muita pressão, 20 agentes de paisagismo para fazer o combate ao incêndio. A prefeita está brincando com o assunto. A Bela-Adormecida precisa acordar”, atacou.

De olho na corrida pelo Paço no ano que vem, Tiago Andrino (PSB) aproveitou a deixa para também criticar a prefeita. Para ele, a postura da prefeita diante do problema das queimadas tem sido inadequada. “A chefe do Poder Municipal vai para o Twitter e diz que quem tá colocando fogo é a oposição. Isso é coisa de criança. É indefensável”, disse Andrino que ainda cobrou que a prefeita cite nomes e os denuncie, caso conheça os responsáveis pelas queimadas. “Todo ano pega fogo, mas é a primeira vez que ela não contrata ninguém e não tem um plano de combate”, completou.

Ironizando o veto da prefeita ao projeto de lei que proibiria a cobrança mínima de taxa de água pela BRK Ambiental, Filipe Martins (PSC) sugeriu uma “solução” às queimadas. “Pega-se os 10 m³ que estão sendo cobrados indevidamente dos consumidores de Palmas que foram vetados por ela, e ela consegue apagar o fogo do Cesamar, da Serra do Carmo, do Tocantins, da Amazônia, e quem sabe até do Alasca e da Sibéria também”, ironizou.

Restou à líder do governo, vereadora Laudecy Coimbra (SD), defender a prefeita. Coimbra se disse estarrecida com os ataques dos colegas que juntaram-se, segundo ela, para ficar contra a prefeita. A vereadora também ironizou ao dizer que as queimadas “são uma grande novidade no município de Palmas”. A vereadora apresentou programas e ações realizadas pela prefeita no combate às queimadas. “No dia 6 de fevereiro a prefeitura fez uma reunião de prevenção e combate às queimadas, foram 617 pessoas que participaram. Em junho houve campanha de sensibilização contra queimadas na região do Córrego Machado. Houve reunião de lançamento, no dia 5 de junho, no Taquaruçu Grande, com visitas às propriedades rurais, 460 propriedades foram visitadas”, citou a líder ao enumerar ainda outras ações como palestras e blitz ambientais.

 A prefeita Cinthia Ribeiro não se manifestou sobre os ataques nas redes sociais, como de costume. O Conexão Tocantins tenta contato com a gestora por telefone.