Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A estação meteorológica para auxiliar os pilotos a planejarem o pouso será o primeiro item de modernização do Aeroporto Municipal de Araguaína. O equipamento dispõe de uma central de informações que possibilita a verificação de oito variantes climáticas, em tempo real, com apenas um comando de rádio. O sistema, que foi doado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), terá sua instalação iniciada em outubro e deverá estar pronto para uso no primeiro semestre de 2020. 

Os últimos detalhes da instalação foram definidos na última quarta-feira, 4, na administração do aeroporto, com representantes da Secretaria Municipal da Infraestrutura; Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea), órgão do Ministério da Defesa; da administradora do local, a Empresa de Serviços Aeroportuários (Esaero); e da empresa especializada na montagem e manutenção do equipamento (Hobeco), que realizará o serviço de execução do projeto de instalação.

Mais segurança

Atualmente a orientação para pouso é realizada por comunicação de voz entre o piloto e funcionários do aeroporto, que analisam visualmente as condições. Com o novo sistema, será possível saber com precisão oito itens meteorológicos em tempo real.

Com apenas um comando, uma voz produzida por computador descreverá velocidade de direção do vento, temperatura, pressão atmosférica, umidade, altura das nuvens, visibilidade, tempo presente e quantidade de chuva.

(Foto: Marcos Sandes)

Planejamento para eficiência

Para que o equipamento funcione corretamente, é necessário que ele fique a, pelo menos, 100 metros de quaisquer obstruções capazes de causar interferência no cálculo de velocidade e direção do vento, como construção civil ou árvore. As desocupações e desapropriações da área, que seguem em processo judicial, irão garantir a eficiência do sistema.

A torre de 10 metros de altura contendo vários sensores e fonte de energia fotovoltaica ficarão na área externa da edificação, próximo a cabeceira principal da pista, enquanto o núcleo de processamento de dados será instalado no prédio da administração. Este último terá dois nobreaks e conexão com o gerador local para garantir a continuidade do serviço mesmo com queda de energia.

Capacitação tecnológica

Em caso de falha técnica, uma equipe da Prefeitura está preparada para realizar a intervenção in loco rapidamente. Dois servidores municipais receberam treinamento da Hobeco, em agosto, na sede da empresa que fica no Rio de Janeiro. Os reparos terão orientação da empresa especializada que tem contrato com garantia assistida por um período de dois anos.