Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O Dia da Independência do Brasil, comemorado neste 7 de setembro, foi marcado por mais um desfile cívico que levou à Avenida Goiás muita criatividade em diversos temas trabalhados por 16 escolas municipais, além das unidades estaduais e entidades como a Ordem Demolay, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

As comemorações à Independência do Brasil iniciaram na frente da Prefeitura com a execução dos hinos, hasteamentos das Bandeiras e revista da tropa da Polícia Militar. Em seguida, na avenida Goiás, o desfile foi aberto pelos pequenos do Centro de Educação Infantil (Cemei) Tânia Maria Marinho Scotta, com apresentação de projetos desenvolvidos na instituição como alimentação saudável e a importância da musicalização na educação infantil, sendo que as crianças do pré I e II que formam a fanfarra do Cemei apresentaram pela primeira vez na avenida.

Temas como meio ambiente, roça na escola, projetos de incentivo à leitura, tecnologia, família e cultura digital, violência contra mulher e força do universo, foram algumas das temáticas apresentadas pelas unidades escolares.

Os alunos foram acompanhados por uma multidão que lotou a avenida para prestigiar a festa patriota. A dona de casa, Luzia Dias, comentou que tradicionalmente todos os anos acompanha o desfile. Para ela, a festa cívica é um compromisso inadiável, oportunidade de rememorar os tempos de infância.

Quem estava acompanhando todos os detalhes e registrando tudo pelo celular era a jovem Thais Souza, que diz gostar das apresentações, em especial, as das crianças menores, que segundo ela, é um espetáculo à parte. Ela conta que é percebível que tudo é feito como muito carinho.

Luiz Alves comentou que acha interessante como as escolas se empenham em levar à avenida temas tão relevantes e pontuou a questão da tecnologia que hoje faz parte do cotidiano de todos. Também ressaltou as discussões relacionadas à violência contra a mulher que tem sido uma triste realidade e que deve ser discutida todos os dias.

O prefeito Laurez Moreira destacou a importância de celebrar o 7 de setembro e incentivar as crianças desde pequenas a amar e respeitar a Pátria. “É uma festa tradicional, que as famílias gurupienses gostam e saem de casa para prestigiar. É muito bonito ver a dedicação e criatividade de cada escola em trazer para a avenida discussões importantes, além do envolvimento dos alunos”, enfatizou.

O secretário municipal de Educação, Eurípedes, comentou que as escolas se preparam durante todo o ano para a festa cívica e que temas apresentados são trabalhados em sala de aula para que os alunos tenham consciência do que estão apresentando ao público. Segundo ele, os alunos se envolvem e se dedicam para fazer uma festa bonita.

Na sexta-feira, 06, os alunos da Escola Benevenuto Alves, no Povoado Trevo da Praia, realizaram o Desfile. Os alunos percorreram as ruas do Povoado sendo acompanhados pelos moradores. Como já tem se tornado uma tradição também, o Cemei Oneide de Sousa, também realizou o Desfile na véspera da comemoração da Independência. As crianças do maternal ao Pré II percorreram as ruas do setor Campo Belo levando a mensagem do mundo da literatura infantil.