Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Bloqueio na TO-010 é para cobrar manutenção de estrada vicinal que liga Ananás a assentamento rural (Foto: Divulgação)

Continua bloqueada o trecho da TO-010 entre Ananás e Araguatins, no norte do Estado. O bloqueio começou às 6h desta terça-feira e, segundo os manifestantes, tem por objetivo chamar a atenção da prefeitura para a necessidade de manutenção de uma estrada vicinal que liga os municípios a um assentamento rural onde vivem 184 famílias.

A agricultora Francisca Anário explica que apesar de terem feito o bloqueio na rodovia estadual, a intenção da comunidade é a manutenção da estrada de terra de acesso ao assentamento P.A. Antônio Moreira. “Nós bloqueamos aqui para chamar a atenção da prefeitura para recuperar nossa estrada, porque o período de chuvas está chegando e nós ficamos completamente isolados. Só o que queremos é o cascalhamento”, protesta Francisca.

Os moradores bloquearam a rodovia com motos e montaram uma tenda de apoio no acostamento. Segundo Francisca, eles não pretendem deixar o local até que a prefeitura de Ananás coloque as máquinas na estrada.

Sem pavimentação, o trecho de apenas 8 km da estrada de chão torna-se um transtorno para os moradores principalmente quando é período de chuvas. “Tenho filho de 10 anos que perde muita aula porque o transporte escolar simplesmente não consegue passar pela estrada quando está chovendo. Assim como eu, muitas outras famílias têm crianças em idade escolar que perdem aula constantemente”, destaca a agricultora.

A reportagem do Conexão Tocantins tentou contato com a Prefeitura de Ananás.