O Governo do Tocantins, por da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizará o 3º Seminário do Plano Estratégico do Tocantins Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, no dia 17 de setembro, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), localizado no município de Gurupi, região Sul do Estado. O evento é direcionado a cadeia produtiva pecuária, que envolve produtores rurais, empresários, profissionais da área, entre outros.
Para o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, o encontro será uma grande oportunidade para apresentar aos participantes o novo cronograma do Plano Estratégico, que foi divulgado, em agosto, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa. “Contamos com a participação de todos, pois será um momento importante de debatermos os desafios, divulgar as ações que estamos realizando e ouvirmos as demandas dos produtores rurais e empresários”, destaca.
Com a nova mudança do Plano Estratégico os estados vizinhos também vão retirar a vacinação na mesma época do Tocantins, em 2021. Com isso, o trânsito de animais não será prejudicado e seguirá normalmente durante o período de transição. “Foi um grande passo, mas precisamos avançar mais no processo de transição e essas discussões são fundamentais para melhoramos a condição sanitária”, avalia o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.
Programação
8h30 - Abertura-Presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha
9h - Palestra: Atuação da Adapec junto aos produtores rurais para alcance dos objetivos do Plano Estratégico, com o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.
10h - Plano Estratégico Nacional para retirada da vacinação contra a febre aftosa, com auditor fiscal federal da Superintendência Federal da Agricultura(SFA/TO), Luís Eduardo Cardoso.
11h - Mesa Redonda
Parceiros
O evento conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Sindicato Rural de Gurupi; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins (Fundeagro) e o Sistema Fieto e Sistema Faet/Senar.