Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O espetáculo da Paixão de Cristo 2020, da Cia Art’Sacra, teve aprovação de projeto para patrocínio pela Lei de Incentivo à Cultura. O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura, autorizou a captação no valor de R$ 730.110,79, que deverá ser feita até o prazo máximo de 31 de dezembro deste ano. A Portaria foi publicada na quinta-feira, 5, do Diário Oficial da União.

A equipe de direção e produção da Cia Art’Sacra entra agora em fase de captação para que empresas possam reverter o valor do imposto de renda em patrocínio cultural e garantir a divulgação da marca. Para o presidente da Art’Sacra, Valdeir Santana, a aprovação já representa um passo muito importante na realização da Paixão de Cristo 2020. “Nós da direção sempre ficamos muito apreensivos todos os anos, realizando rifas, galinhadas, feijoadas, pedidos de apoio. Com a aprovação do patrocínio, teremos a oportunidade de nos dedicar mais à parte artística, levando um trabalho ainda mais lindo para o nosso público”, explica.

Uma das novidades para a próxima edição do espetáculo que o patrocínio vai permitir é a acessibilidade, com a contratação de intérprete em libras para tradução do espetáculo às pessoas com deficiência auditiva, monitor para atender às pessoas com deficiência cognitiva, priorização de materiais recicláveis e reutilizáveis, local adaptado para atender as exigências da norma de acessibilidade, locais prioritários para cadeirantes e pessoas idosas. “Passamos a ter um evento mais sustentável, mais organizado e acessível. Com esse aporte financeiro garantido, começaremos a preparar o evento com antecedência, de modo planejado e seguro, e primando ainda mais pela qualidade e excelência do espetáculo”, ressalta.

A Paixão de Cristo 2020 acontecerá na Sexta-Feira da Paixão, dia 10 de abril. Estima-se a participação de cerca de 500 voluntários, dentre equipe técnica, atores e produção. Para o presidente da Cia Art’Sacra, o sucesso do espetáculo é fruto do resultado de meses de dedicação dos atores e produtores. “Levar ao palco o espetáculo da Paixão de Cristo é uma bênção de Deus. É uma missão de Deus para nós a cada ano”, declara Valdeir Santana.

História

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações socioeducativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.

O espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, o título de Evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação.